Training Peaks: conheça a ferramenta que todo corredor deveria usar

training peaks e seus beneficios

Fundado no final dos anos 90, a plataforma revolucionou a forma de enxergar a corrida de rua, tanto entre corredores quando treinadores. Confira porque o Training Peaks é hoje uma ferramental fundamental no treinamento de endurance, e conheça todos os seus diferenciais

Quando pensamos na corrida como uma opção para exercício físico, a maior parte das pessoas tem como motivação a saúde, assim como a caminhada. Porém, a cada ano aumenta a quantidade de pessoas que querem não apenas serem saudáveis, mas também incorporar esse estilo de vida, tornando-se um corredor de fato.

Conhecer os melhores locais para treinar, correr com um tênis adequado a sua pisada, entender o dialeto do grupo e participar de um grande evento de corrida são parte desse processo. Mas alguns dão um passo ainda maior e querem vivenciar a rotina de um atleta, como analisar dados, observar melhorias do desempenho e ter um planejamento específico para uma meta.

E nessa hora que o Training Peaks entra em ação.

O que é o Training Peaks?

Atualmente, ela é a maior plataforma de treinamento de endurance do mundo. Estamos falando de um sistema completo, que permite analisar treinos, prescrever planilhas e elaborar relatórios, tudo de forma simples e interativa. O acesso pode ser feito via computador, mas também conta a versão mobile, facilitando a prescrição dos treinadores e visualização dos atletas.

O maior foco da plataforma é o apoio de três modalidades: corrida, ciclismo e triathlon. Originalmente, o Training Peaks tinha como base principalmente os ciclistas e, até hoje, muitas ferramentas do sistema vem sendo aprimoradas para esse público. Porém, hoje a corrida tem uma participação igual ou até maior, dada a quantidade de corredores e assessorias esportivas que passaram a usá-la.

Quais os principais diferenciais?

Layout simples e intuitivo

Um ponto muito positivo do Training Peaks. Navegar pelo site ou aplicativo é super fácil. Você consegue visualizar os treinos com muita clareza, além da opção do corredor de colocar comentários sofre como foram os treinos, bem como o nível de dificuldade. Isso ajuda demais no acompanhamento do Personal Trainer ou Treinador de Corrida.

Integração com os principais relógios de corrida

Na nossa opinião, o maior diferencial. Como citamos no início, quanto mais a sério o corredor levar sua rotina, mais dados ele gostará de analisar. Nesse quesito, o Training Peaks é imbatível. Ele sincroniza com os principais relógios de corrida, como Garmin, Suunto, Polar, Tomtom, além do Apple Watch.

Todas as informações são importadas de forma prática, permitindo uma avaliação mais e detalhadas de dados como pace médio, altimetria, batimento cardíaco e até cadência da corrida.

Dessa forma, tanto o corredor quanto o treinador conseguem observar a evolução, sem “achismos” ou palpites.

Relatórios completos num clique

Já pensou visualizar o quanto melhorou de velocidade durante o ano? Ou ver o mês que mais correu e a média de kms a cada treino? Talvez consultar a maior distância que percorreu em determinado mês?

No Training Peaks, você tem tudo isso.

A plataforma gera relatórios completos e padronizados para determinados períodos (último ano, último mês, etc). Além disso, ao longo dos anos foram desenvolvidas diversas métricas próprias, que darão parâmetros super interessantes ao corredor, como nível de stress, carga de treino ideal, e ganho de condicionamento.

Blog Training Peaks

Formado por uma equipe com alguns dos maiores treinadores do mundo, o Training Peaks também se preocupa em produzir conteúdo. Para isso, eles criaram um blog com dicas de treinamento em corrida, ciclismo, triathlon e nutrição.

Com periodicidade semanal, é uma excelente alternativa para se manter informado sobre o que há de mais atual no treinamento desportivo.

Acesso a treinadores ou Planos específicos por km

Você ainda não tem um treinador ou assessoria de corrida e busca orientação?

O Training Peaks é o lugar certo.

Lá, você encontra 3 tipos de opções no site: planos por distância, atendimento personalizado e programas premium com treinadores.

E você, conhece o Training Peaks? Ficou interessado em conhecer? A Pacefit usa a plataforma há muitos anos com seus corredores, e com certeza continuará usando.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!