Como escolher o melhor tênis para corrida e evitar lesões?

Muito se fala do melhor tipo de tênis para corrida. Se a pisada for pronada, um modelo pronado, e o mesmo vale para os outros dois tipos de pisada: Supinada e Neutra. Com tantas opções, uma pergunta acaba sendo muito comum e recorrente: Como escolher o melhor tênis para corrida?

Mas em primeiro lugar, temos que definir e entender melhor cada tipo de pisada, como avaliar, e outros fatores que podem influenciar na pisada e levar a uma avaliação errada e possíveis lesões em corredores.

 

Corredor Pisada Pronada

Esse tipo de pisada, é o mais encontrado na população de uma forma geral. Podemos verificar um desabamento do arco plantar levando o pé a ficar plano (pé chato).

 

Corredor Pisada Supinada

Esse tipo de pisada é encontrado mais naquelas pessoas com o pé cavo (aumento do arco plantar) fazendo com que a pessoa pise mais com a parte de fora dos pés.

 

Corredor Pisada Neutra

Com todas as alterações que podemos encontrar nas pessoas, esse tipo de pisada não é tão comum. Nessa pisada o indivíduo divide adequadamente todo o peso do corpo nos pés.

Podemos avaliar o tipo de pisada de diversas formas, das mais simples até a mais sofisticada forma de avaliação (que no caso, seria sempre a indicada).

Em geral, nas lojas de calçados especializados, encontramos alguns métodos como avaliação visual estática ou dinâmica utilizando esteiras. Em outras lojas chegam a utilizar o podoscópio ou o baropodometro, ambos aparelhos servem para demonstrar aonde existe os maiores pontos de pressão no pé, definindo assim a pisada de cada pessoa.

O grande erro na definição de uma pisada está em olhar apenas para os pés. Uma alteração da pisada pode estar diretamente relacionada a alterações de flexibilidade e força nas coxas, nos quadris e tronco.  Assim, comprar um tênis inadequado, muitas vezes de alto custo, pode levar a lesões. Isso porque altera a verdadeira forma que a pessoa pisa, impactando na técnica.

 

Dicas finais para escolher seu tênis para corrida

  • Antes de comprar um tênis, realizar uma avaliação com um fisioterapeuta e/ou educador físico;
  • Procure assessoria especializada para ajudar você em seus treinamentos;
  • Na dúvida, compre sempre um tênis com pisada neutra. Ele irá se adaptar melhor e não irá expor a pessoa a lesões;

 

André Nogueira Ferraz é fisioterapeuta, mestre em reabilitação e faz parte da clínica esportiva ClubFisio (www.clubfisio.com.br).

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais