Com a vida fitness em alta, canais esportivos mais acessíveis e cada vez mais opções para sair do sedentarismo, o brasileiro vem tendo cada vez mais contato com diversas modalidades de esporte. O futebol tem deixado de ser a única paixão nacional para dar espaço a outros amores e atualmente já não é o esporte mais praticado no país.
A corrida, por exemplo, vem alcançando muitos adeptos por aqui e já está entre as 3 modalidades mais praticadas no país. Esse crescimento é visível e a cada dia nos deparamos com mais corredores em praças e parques. Mas, quem pensa que para praticar a modalidade é necessário apenas um calçado apropriado, precisa de mais informações, entre as quais ressaltamos a importância de uma nutrição adequada.
Existem vários suplementos para corredores no mercado para diversas finalidades, desde os que otimizam o preparo pré e pós-treino até aos que auxiliam no desempenho durante o percurso, melhorando a performance do atleta como um todo. Também é importante ressaltar que nem todos os corredores precisam de suplementos, principalmente quando falamos de corredores iniciantes.
Correr 5km ou períodos abaixo de 60 minutos dificlmente necessitam de suplementação durante o treino de corrida, pois o corpo não apresenta quedas significativas de energia.
Abaixo, vamos listar 5 tipos desses suplementos para corredores que, normalmente, são indicados pelos profissionais em nutrição esportiva, e utilizados para distâncias maiores que 10km. Acompanhe!
Suplementos para corredores: Veja qual o melhor para você!!
1. Maltodextrina
Carboidrato complexo derivado do amido de milho que contém polímeros de dextrose. Esse suplemento fornece energia de forma gradativa e lenta ao organismo, evitando o cansaço muscular. Por isso, é recomendado ingeri-lo de 15 a 20 minutos antes do treino. A quantidade depende da massa corporal do indivíduo.
2. D-ribose
Também um carboidrato complexo que fornece energia de forma gradual e lenta. A Ribose é um açúcar orgânico que sintetizamos naturalmente a partir da glicose. Porém, a quantidade que produzimos não é suficiente durante a prática de atividade física. Por isso, sua forma sintética também pode ser utilizada antes do treino. A quantidade ingerida depende de características fisiológicas do corredor.
3. Isotônicos
Bebidas ricas em sais minerais que têm a função de repor os sais (eletrólitos) perdidos durante a transpiração. Além disso, hidratam o corpo e evitam cãibras, melhorando o desempenho nos treinos. Porém, devem ser consumidos durante a prática esportiva, em atividades que ultrapassam mais de 60 minutos. Evite excessos
4. Whey protein
Composto por proteínas originadas do soro do leite. Favorece a manutenção e o ganho de massa muscular. Além disso, pode ainda fortalecer o sistema imunológico e também possui ação antioxidante. Isso ajuda a evitar um possível OVERTRAINING.
Sugestão de uso: deve ser consumido até 30 minutos após o treino.
5. BCAA
São aminoácidos de cadeia ramificada (L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina), chamados também de aminoácidos essenciais, pois não são produzidos pelo organismo. Eles são responsáveis pela regeneração das fibras musculares que são rompidas durante a atividade física, minimizando a perda de massa magra ao longo da corrida. Normalmente são consumidos antes e depois do treino.
Mesmo em posse de todas essas informações, não podemos esquecer que a orientação de um profissional da nutrição é indispensável para iniciar o consumo de suplementação. Só assim você evitará problemas de saúde e efeitos colaterais indesejados.
Mas não se esqueça: Cuidar da alimentação é um dos passos mais importantes, porém não o único, para se tornar um corredor melhor. Além disso, aspectos como um descanso adequado, um trabalho de fortalecimento muscular e orientação especializado são fundamentais para uma evolução a médio e longo prazo.
Agora que você sabe mais sobre suplementos para corredores, pensa em consultar um nutricionista? Se quiser ficar mais bem informado sobre suplementos alimentares e outros temas, siga a PaceFit nas redes sociais: acesse nosso Facebook, Twitter e LinkedIn. Mantenha-se sempre por dentro de tudo que acontece no meio esportivo!