Cada indivíduo é único, com suas questões, reações e características. Porém, quando falamos sobre mulheres corredoras, existe um ponto em comum entre todas: o ciclo menstrual. E a dúvida sobre correr menstruada é um dos temas que gera discussões e visões distintas. Mas será que não é possível correr nesta fase do ciclo menstrual? O desempenho sofre ou não uma queda? Nesse post, vamos detalhar um pouco mais sobre o tema, e dar dicas para lidar com essa fase.
O ciclo menstrual sempre foi uma questão para as mulheres que gostam de praticar atividades físicas. Da mesma forma, não há dúvidas de que este período é muito delicado para elas, que sofrem com alguns efeitos colaterais e podem até perder rendimento em alguns casos.
Mas será que o ciclo realmente impede que uma mulher possa praticar sua corrida normalmente? Quais dicas podemos dar para que ele não interfira no treinamento? Chegou a hora de você saber mais sobre o assunto!
Ciclo menstrual X Corrida
Toda mulher já conhece os sintomas:
Compulsão por doces;
Ansiedade;
Inchaço;
Irritabilidade;
Prisão de ventre;
Enxaqueca;
Cólica;
Correr menstruada é, para algumas mulheres, um martírio. Muitas inclusive não conseguem treinar nesse período. Já outras sentem apenas um dos sintomas acima de maneira mais acentuada. E existem aquelas que sofrem com vários deles ao mesmo tempo, fazendo-os não se sentirem tão bem consigo mesmas. Portanto, como citamos no início, a resposta é muito individual.
Mas temos uma boa notícia! Você não só pode correr durante esse período como existe a possibilidade do treino trazer benefícios para essa fase. Isso porque as atividades físicas (qualquer uma delas, mas mais especificamente a corrida) pode ajudar a diminuir os sintomas do ciclo menstrual, segundo um levantamento que foi publicado no livro “Psicologia do Esporte” (Samulski, 2002).
As atividades físicas causam uma redução importante na ansiedade, levando a um maior equilíbrio emocional e mental por meio da produção da endorfina e da serotonina. Essas substâncias são neurotransmissoras e estão muito ligadas às sensações de bem-estar, ajudando inclusive a combater sintomas da depressão.
Portanto, a resposta a correr menstruada irá variar em intensidade e em duração, dependendo de cada mulher. Outros aspectos também irão influenciar, como o tipo de treino, se ganhou ou perdeu peso, nível de stress, uso de anticoncepcionais, etc. Na verdade, o ciclo jamais impediu que as grandes atletas de corrida quebrassem recordes e fizessem história. E muito menos interferiu em risco de lesão.
Sendo assim, correr ajuda a reduzir os efeitos do ciclo menstrual e da menstruação em si. No entanto, é importante que a corrida não seja a única coisa a ser feita em prol desses benefícios. Existem outras dicas importantes que daremos a seguir.
Dicas para correr menstruada da melhor forma
Além de correr, você precisa atuar em outras áreas para amenizar os sintomas do ciclo menstrual. Entre elas, a alimentação.
Reequilibrar os nutrientes vai fazer toda a diferença nos sintomas. É preciso adotar uma alimentação que seja balanceada, com pouco sal, carboidratos e gordura. Além disso, é preciso incluir magnésio, fibras, cálcio, ômega 3 e vitamina B6 para ajudar no seu rendimento. Consulte-se com um nutricionista para adequar a dieta.
Uma outra dica importante é conhecer a si mesmo. Conheça quais são os limites do seu corpo e qual a sua fisiologia, principalmente nas diversas fases do ciclo menstrual. Procure um médico especialista no assunto para ganhar ainda mais rendimento.
Quando você conhecer o funcionamento da sua produção hormonal, será possível fazer a adequação do seu treino para que se obtenha a maior performance possível de cada uma das fases do seu ciclo, podendo ajustar treinamentos e descansos da melhor maneira.
E então? Gostou dessas dicas? Se sente mais preparada para correr menstruada? Então, não deixe de colocar em prática e corra com mais qualidade! E acompanhe as dicas de alimentação em nosso blog.