O brasileiro é um povo que costuma consumir muito aquilo que é sua paixão. No futebol, é comum ver torcedores comprando camisetas, indo em estádios e lendo biografias de grandes ídolos. Com o corredor de rua, não é diferente. Além de participar de provas, é muito comum vê-lo assistindo canais de corrida, lendo matérias sobre o tema e… comprando livros. Aliás, é daí que vem a inspiração para encararem desafios, ganhar confiança, e ouvir boas histórias, é claro. Por isso, separamos 5 Livros sobre corrida de rua que você precisa ler. Confira agora qual deles você já leu.
Segundo pesquisas do Instituto Pró-Livro, no Brasil se lê em média 4 livros por ano. Apesar de ser um número muito baixo comparado aos países desenvolvidos, acreditamos que a leitura é um dos melhores caminhos para ampliar sua visão sobre um tema. E quando falamos de corrida de rua, temos livros fantásticos, que contam desde histórias de superação e mudança do estilo de vida até curiosidades que sequer imaginávamos sobre a modalidade ou seus praticantes.
E para ajudar a melhorar essa média anual – pelo menos entre corredores Brasileiros, fizemos uma lista com 5 Livros sobre corrida de rua que você precisa conhecer. Confira agora.
1. Nascidos para Correr
Leitura obrigatória para quem não apenas busca uma boa história sobre corrida, mas também deseja ter mais conhecimento sobre a evolução da modalidade e quanto o ambiente e estilo de vida pode impactar no resultado. Este livro narra a fascinante história dos Tarahumaras, uma tribo de corredores de ultramaratona no México. O autor explora a ciência da corrida, a evolução humana e os segredos da resistência física.
Esse livro inclusive ajudou a popularizar o movimento do minimalismo na corrida, que foi muito forte entre a década de 2010 e 2020. Para quem não conhece o conceito, ele promove o uso de calçados minimalistas (tênis com quase nenhum suporte de amortecimento ou estabilidade) ou mesmo correr descalço. Dentre eles, o tênis Five Fingers foi o que ganhou maior notoriedade.
2. Livros sobre Corrida de Rua: Correr, de Drauzio Varella
Um dos livros mais conhecidos entre corredores brasileiros. Nele, médico e maratonista Drauzio Varella compartilha suas experiências pessoais com a corrida. Poucos sabem que ele começou a correr muito tarde, o que é um grande estimulo para aqueles que acham que a condição de correr já passou. Além disso, o livro também procura abordar benefícios e mudanças do corpo com a prática.
Curiosidade: em 2023 ele conquistou a Six Star Medal, honra dada aos corredores que completam as 6 Maratonas mais importantes do Mundo: Berlin, Boston, Chicago, Londres, New York e Tokyo.
3. 50 Maratonas em 50 dias
O livro relata a incrível jornada de Dean Karnazes, um dos maiores ultramaratonistas da história. Ele se desafiou a correr 50 maratonas em 50 dias consecutivos, em 50 estados diferentes dos Estados Unidos. O livro oferece um olhar profundo sobre essa experiência épica e compartilha os segredos que Karnazes aprendeu durante esse feito impressionante, mergulhando nas dificuldades físicas e mentais enfrentadas ao longo do desafio, desde a exaustão extrema até o enfrentamento de lesões e condições climáticas adversas. Ele compartilha os altos e baixos emocionais, bem como as estratégias que o ajudaram a continuar avançando dia após dia.
Inclusive um brasileiro, chamado Hugo Farias, levou esse desafio a outro nível completando INCRÍVEIS 365 maratonas em 1 ano. São inacreditáveis uma maratona por dia.
4. O que eu falo quando falo de corrida, de Haruki Murakami
Haruki Murakami é um dos maiores escritores do mundo, e nesse livro de memórias ele combina suas experiências pessoais na corrida com reflexões profundas sobre a vida, a escrita e a busca do equilíbrio. Sem dúvidas estamos falando aqui de um dos livros sobre corrida de rua mais diferentes e profundos que você pode ler. O autor compartilha como começou a correr e como essa atividade se tornou uma parte essencial de sua rotina. Murakami descreve como a corrida se tornou uma forma de meditação em movimento, proporcionando-lhe clareza mental e estabilidade emocional.
Uma curiosidade interessante sobre Haruki Murakami é que ele começou a correr aos 33 anos, quando decidiu fechar seu bar de jazz e se dedicar inteiramente à escrita. Desde então, ele completou diversas maratonas e ultramaratonas, incluindo a famosa Maratona de Atenas, na Grécia.
5. Vidas Corridas, de Sergio Xavier
E para fechar nossa lista de livros sobre corrida de rua, escolhemos o Vidas Corridas, de Sérgio Xavier. Diferente dos anteriores, o jornalista (e também maratonista) trás histórias inspiradores de nove profissionais extremamente bem-sucedidos, exemplos de empreendedorismo e de carreiras conduzidas com distinção: Max Heringer Abilio Diniz, Antonio Manssur Filho, As Gêmeas Bertoletti, Fernando Nabuco, João Dionísio Amoedo, Márcio Utsch, Ricardo Chester, Samuca Seibel. Eles contam um pouco mais sobre como a corrida trouxe lições sobre a vida, bem como o impacto desse estilo de vida no mundo dos negócios e decisões do dia a dia de uma forma que você nunca imaginou.
Sem dúvida um livro inspirador, que mostra como a disciplina e vontade de fazer algo supera a falta de tempo e adversidades. Afinal, você não imaginam que esses personagens tinham tempo de sobra, não é mesmo?
Gostou dos livros sobre corrida de rua que escolhemos? Com certeza alguns ficaram de fora, mas tem algum que você sentiu mais falta? Comente e compartilhe com a gente.