Se os seus treinos estão precisando de um avanço na performance, nada melhor do que contar com o auxílio da tecnologia. Hoje temos a disposição celular, plataforma de treino online e relógio para sua corrida. Todos eles fornecem uma quantidade enorme sobre o seu cotidiano e rotina de treinoes.
E nessa busca para diminuir o tempo a cada quilômetro de corrida, é preciso estabelecer metas e sempre ficar de olho no rendimento com o passar dos minutos. Afinal, sua evolução na corrida passa automaticamente por melhorar aspectos como distância, pace médio, calorias gastas, batimento cardíaco, dentre outros.
Nessa hora, um relógio para sua corrida pode fazer toda a diferença e dar aquele gás na sua motivação. Afinal, atualmente existem diversos acessórios e marcas no mercado.
Além dos dados citados e outros como cadência das passadas, tempo de contato com o solo, altimetria acmulada, praticamente todas as marcas tem a disposição uma plataforma que absorve esses dados e gera relatórios sobre seu desempenho. Fantástico, não é mesmo?
Mas qual modelo escolher diante de tantas opções? Para ajudá-lo nesta procura, selecionamos cinco dicas que poderão fazer a diferença na hora de escolher o relógio para sua corrida. Afinal, é importante ficar atento ao seu principal objetivo: evoluir e treinar corrida adequadamente, com controle.
Veja se o relógio para sua corrida conta com GPS
A melhora na performance nos treinamentos de corrida exige distâncias maiores, mais velocidade e controle completo de sua corrida em todas as etapas e locais. Para isso, um relógio com GPS hoje é peça fundamental, já que o equipamento mapeia as principais variáveis de uma sessão de treinamento de corrida.
A importância dessa função é tão grande que praticamente todas as grandes marcas já estão lançando seus relógios, inclusive os modelos mais básicos, já com GPS incluído. A Garmin, por exemplo, é uma delas
Com ele, é possível fazer comparações e traçar metas para os dias seguintes, sempre aumentando o rendimento. Além disso, os mais modernos inclusive importam programações de treino de outras plataformas e aplicativos.
Geralmente, os relógios que contam com GPS são das marcas Polar, Adidas, Garmin e Tomtom. Entretanto, cada fabricante tem designs diferenciados, de acordo com os gostos dos corredores.
Frequencímetro é fundamental para sua corrida
Sendo um aparelho que ajuda na observação da precisão do exercício e intensidade do treino, assim como o impacto que acontece no sistema cardiovascular e metabólico, o frequencímetro contribui para trazer informações relevantes, como os batimentos cardíacos e as calorias gastas durante o treino, por meio de uma cinta que pode ser colocada na região do peito.
O equipamento é muito recomendado para quem tem dificuldades de perceber o nível de esforço. Além disso, ele pode auxiliar na obtenção de novas técnicas para aumentar o desempenho.
Atualmente, o nível de tecnologia tem evoluído a ponto de termos diversos novos modelos que medem a frequência cardíaca direto no relógio, sem a necessidade da cinta na região do peito.
Parece até ficção científica, mas não é.
Observe os recursos tecnológicos
Além do GPS e frequencímetro, o relógio para sua corrida oferecerá uma extensa opções de recursos tecnológicos para ajudar na evolução dos seus treinamentos. Ao escolher um modelo, verifique se ela conta com todos os dispositivos que julga fundamentais para seu treino.
Consideramos os mais importantes os que registram: a distância percorrida, o tempo e o ritmo.
Há relógios que contam, ainda, com altímetro barométrico para verificar a elevação dos terrenos percorridos. Outros têm tecnologias avançadas de softwares que podem fazer download de programas de resistência e avaliam o metabolismo do corpo, nível de cansaço e quanto tempo é necessário de recuperação para que faça seu novo treino de corrida.
Fantástico, não é mesmo?
Outro ponto importante é analisar se o modelo é à prova d’água, pois muita gente corre na chuva e isso pode ser um fator de risco caso o relógio não tenha tal proteção.
Veja se o manuseio do relógio para sua corrida é fácil
De nada adiantará inúmeros recursos tecnológicos em um relógio de corrida se você tiver dificuldades para manuseá-lo.
No momento da compra, peça ao vendedor para deixar você mexer nos programas e analise se são simples. Caso haja muitas complicações, opte por um modelo que tenha um funcionamento mais simples, com poucas funções e que dê agilidade para começar sua corrida.
Afinal, o entendimento é fundamental para você aproveitar todos os recursos disponíveis no equipamento. Atualmente também é possível consultar, através do google ou Youtube, uma série de tutoriais, feitos pelos próprios usuários. Assim, você consegue ver todas as funções, formas de usar e pontos positivos e negativos do modelo.
Analise os preços
Assim como que há opções variadas, os preços também se diferem muito de modelo para modelo. Por isso, planejar o quanto você poderá gastar em um relógio de corrida é fundamental na hora da compra.
Como os preços variam de R$ 600 a R$ 3.000, defina a média de valor que pretende gastar. Isso ajuda muito em uma seleção prévia. Entretanto, lembre-se sempre de incluir o GPS, frequencímetro, além do registro de distância, tempo e ritmo. Eles são essenciais na busca por melhores resultados em seus treinamentos!
Usar relógio com recursos tecnológicos de corrida já te ajudou em seus treinos? Deixe aqui o seu comentário e ajude mais gente a melhorar o desempenho!
Conheça mais sobre o trabalho da Pacefit Running & Performance