As opções ou filosofias alimentares que envolvem a exclusão de alimentos de origem animal tem ganhado cada vez mais espaço entre corredores amadores e até atletas profissionais. No caso do veganismo e corrida: será que esse cardápio mais “restrito” pode judar ou atrapalhar o rendimento o corredor? Descubra a partir de agora.
Foi-se o tempo em que sinônimo de saúde era um corpo perfeito e uma dieta baseada em carnes, pratos coloridos e uma suplementação pesada. Hoje em dia já conseguimos entender melhor como os alimentos que antes eram essenciais para todos os atletas já podem ou precisam fazer mais parte de uma rotina para alta performance.
Além disso, como nossos avanços científicos e pesquisas conseguimos evoluir mais em relação à exercícios, aparelhos e acessórios. Atualmente, com o desenvolvimento cada vez maior de equipamentos como relógios de corrida, tênis com placa de carbono e roupas com tecnologia térmica, estamos levando o mundo do esporte a patamares cada vez mais altos.
No que se refere a questão nutricional, também conseguimos entender que através da dieta nossos ganhos tendem a aumentar e melhorar muito conforme nosso consumo. E quando pensamos nisso, você consegue imaginar como uma dieta livre de carnes e outros insumos vindo dos animais pode aumentar a performance? Será que veganismo e corrida conseguem andar juntos?
Isso pode não ser a tarefa mais fácil, mas hoje em dia suprir todas as necessidades que sempre fomos levados a acreditar que vem da carne já pode ser uma realidade. Entenda mais sobre como uma dieta veganismo pode te ajudar na performance.
O que é Veganismo?
Veganismo é, em poucas palavras, um estilo de vida livre de crueldade animal. Não apenas nos alimentos, mas também no estilo de vida.
Comidas que sejam livres de ingredientes como carne, leite e ovo são as principais fontes de alimentação dos veganos. A dieta vegana acaba se baseando em legumes e vegetais. Além da alimentação, as vestimentas e o estilo de vida longe da crueldade com os animais também são fatores essenciais. Roupas que não tenham couro, lã e pele animal fazem parte de todo guarda-roupa do vegano.
Esse estilo de vida pode e é, muitas vezes adotado por razões humanitárias e ambientais. Não só pelo bem estar dos animais, mas também pela sustentabilidade.
Há também quem adote esse estilo de vida pela religião e em muitos casos, como dos atletas, pela saúde e aumento da performance.
Veganismo e corrida
Mas como podemos relacionar esse aumento na performance com uma dieta mais saudável?
Segundo estudos, a saúde cardiovascular de um vegano tende a ser mais saudável que a de um onívoro, isso porque as dietas são em sua maioria plantbased (à base de plantas). Inicialmente, por mais que essa dieta aparente ter suas restrições para performance, é extremamente rica em carboidratos, proteínas, fibras, agentes antioxidantes e ácidos graxos. E por terem alimentos com baixo teor de gorduras saturadas e colesterol, há uma clara diminuição do risco de doenças cardíacas.
Outros benefícios são a melhora do fluxo sanguíneo durante a atividade física, maior oxigenação e nutrição dos músculos, melhor recuperação dos músculos após atividades físicas e efeito anti-inflamatório no organismo. Tudo isso impactará numa melhor rendimento, desde uma recuperação melhor até uma redução em sua frequência cardíaca, tanto em repouso quanto no exercício.
Portanto, o veganismo e corrida podem andar juntos muito mais do que possamos imagina.
Entenda mais na Prática
É sempre um tabu criticar uma ideia já enraizada sobre saúde, força e performance. Sempre fomos levados a acreditar que a proteína da carne, aliado a alguns alimentos para complemento nos daria tudo que precisamos para aumentar a força física e performance. Assim é necessário assimilar a ideia de que o veganismo pode, além de ajudar no meio ambiente, ajudar com sua saúde.
Por isso, recomendamos que caso seja uma pessoa que deseja enveredar por essa linha de alimentação, teste na prática. Temos certeza que após um período de adaptação, você pode conseguir grandes resultados tanto na saúde quanto nos seus treinos na modalidade.
E você, acredita que veganismo e corrida podem andar juntos? Tem algum amigo adepto dessa alimentação que corre? Compartilhe com a gente!