Os benefícios da corrida já são conhecidos por seus praticantes e simpatizantes do esporte. A atividade ajuda a melhorar a respiração, queimar gordura, fortalecer músculos e ainda traz inúmeros benefícios para a mente, mandando o estresse e a depressão para longe. Mas você já se perguntou: “qual o melhor local para minha corrida?”.
Seja uma corrida na grama, no asfalto ou na areia, o esporte conquista cada vez mais seguidores. E com isso, a busca por inovar e tentar praticá-lo em um novo cenário.
Mas, afinal, o tipo de lugar e chão em que você corre afeta algumas características da corrida? Qual o melhor local para minha corrida? A resposta é sim: cada uma das modalidades exige uma força diferente e impacta diversas áreas do corpo. Correr na grama, no asfalto ou na areia são atividades diferentes e dos mais diversos níveis de dificuldade.
Para te ajudar a escolher seu próximo terreno de corrida, preparamos o post de hoje citando as vantagens de correr em cada um deles, para que você possa definir qual a melhor para seu treino e objetivos. Continue acompanhando!
Treinamento de corrida na grama
Nada melhor do que correr na grama de um parque, desfrutando de uma boa vista e pisando num solo macio, não é mesmo? Mas não é só no conforto para a mente que esse tipo de chão pode ajudar na corrida. Correr na grama sem dúvida tem vantagens que são muito específicas dessa superfície.
- O solo com grama alivia o impacto que a corrida causa, podendo prevenir lesões nas articulações.
- É ótimo para treinos regenerativos, pois a força de impacto que nosso corpo aterrissa é maior que no asfalto, por exemplo.
- Como a grama apresenta uma superfície irregular, ela pode ajudar e muito a fortalecer a musculatura responsável por estabilizar seu corpo. Além disso, a corrida na grama, por exigir maior esforço muscular, pode ajudar na perda de mais calorias, quando comparada à corrida no asfalto ou na esteira.
Melhor local para minha corrida: Asfalto
A modalidade mais praticada entre as três que falaremos neste post. O asfalto é o solo mais comum usado pelos corredores em todos os lugares do mundo. Um bom asfalto permite que o corredor mantenha uma frequência na velocidade e sua regularidade.
Também é importante estar com uma boa base muscular na prevenção de lesões, pois exige mais de das articulações e estabilidade. Mas será que o asfalto, por ser a superfície mais usada, é o melhor local para minha corrida?
Abaixo, você conhece mais algumas vantagens de correr no asfalto:
- Por ser um solo firme, o asfalto devolve o impulso da passada ao corredor, facilitando, assim, o aumento da velocidade.
- O piso regular evita torções ou outras lesões que podem ser causadas em outros solos com possíveis irregularidades, como buracos no caso da areia e da grama.
- Especificidade: Treinar no asfalto proporciona uma melhor performance nas corridas de rua. Seu corpo já está acostumado a técnica para correr nessa superfície.
Treinamento de corrida na areia
Quem tem a vantagem de morar na praia, pode desfrutar de um visual exuberante durante a corrida pela manhã ou no final do dia. Além disso, a corrida na areia tem ótimos benefícios, principalmente se o foco do exercício é perder peso:
- Correr na areia gasta mais calorias. Seu aspecto fofo exige maior força e mais energia para concluir o treino.
- Fortalece os músculos com mais rapidez, pela falta de regularidade no terreno, exigindo mais força dos músculos.
- Ótimo treino para corredores já experientes, que desejam mudar o solo da corrida uma vez na semana. Correr na areia reduz fortemente o impacto, e fortalece a musculatura.
E aí? Já definiu qual é o melhor local para sua corrida? Para acompanhar nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais e conheça mais da Pacefit !!