A corrida é um esporte que nos desafia a sempre conquistar melhores resultados. Quem já corre sabe que melhorar a performance pode não ser tão fácil, pois é preciso prestar atenção aos detalhes e buscar sempre se superar a cada treino. Para isso, um dos fatores essenciais são as técnicas de respiração usadas durante o exercício. Elas podem melhorar seu fôlego durante a corrida e te ajudar a correr mais e melhor.
Ao falar sobre técnicas de respiração, engana-se quem pensa que basta respirar adequadamente para conseguir um bom desempenho. Mais do que isso, é preciso ter técnica para correr. Nesse post, falaremos sobre alguns pontos importantes, que podem melhorar seu fôlego durante a corrida.
Treine corrida regularmente
É a frequência com que você realiza o exercício que o ajudará a ter mais fôlego na sua rotina como corredor. Além disso, a regularidade ajuda seu corpo a se acostumar com o esporte. Isso fará com que o esforço progressivo seja notável, porém, não o prejudique.
Aumentar o tempo de corrida exige uma grande capacidade aeróbia, que só é conquistada com a prática frequente desse tipo de exercício.
Os diversos tipos de treino também ajudam muito seu corpo a lidar com intensidades diferentes, facilitando a adaptação da sua respiração para diferentes condições da corrida.
Quer melhorar seu fôlego durante a corrida? Controle a ansiedade pré-prova
Aquele momento pré-largada em que você fica preocupado e ansioso para começar, pode atrapalhar seu desempenho na prova. Em estado de ansiedade, o corpo começa a enviar sinais de falta de ar para o cérebro. Isso acelera a respiração, assim como deixa você menos ofegante.
É importante reforçar que a descarga de adrenalina que ocorre antes de uma prova não é negativa, desde que seja controlada e contribua para que fique mais atento. Situações de stress pré-corrida sempre serão normais e é muito melhor aprender a lidar com o cenário e usar isso a seu favor do que imaginar que irá sumir.
Utilize técnicas respiratórias
Esse é o tipo de respiração mais indicado para os corredores, que precisam prestar atenção no intervalo de cada ciclo (inspiração e expiração) e como ela está sendo feita. Portanto, a respiração diafragmática é a mais indicada, pois faz com que os pulmões captem uma maior quantidade de ar.
Para executá-la perfeitamente durante os treinos de corrida, é preciso praticar antes em casa. Para isso, é preciso deitar-se no chão e colocar uma mão no peito e outra na barriga. Ao inspirar, faça com que o ar seja levado apenas ao abdômen, elevando a mão que está sobre ele. Ao expirar, diminua a barriga e leve o ar para o peito.
Controle a entrada e a saída do ar
Enquanto você estiver correndo, é importante controlar a entrada e a saída do ar para que a respiração não fique demasiadamente acelerada. Isso pode causar um cansaço excessivo. Portanto, estar atento a esse ciclo com certeza ajudará a melhorar seu fôlego durante a corrida.
Pratique meditação
Cada vez mais utilizada entre corredores e também outros esportes, a meditação pode ter um papel fundamental para melhorar sua respiração.
Através de técnicas que desenvolvem a parte respiratória, a concentração e a redução no desgaste de energia, você poderá transferir todas essas características para a corrida.
Não estamos falando de questões filosóficas ou a meditação como uma forma de mudar seu estilo de vida. Ela é uma técnica, que pode ajudar e muito a melhorar a sua respiração. E essa melhora vale tanto na corrida quanto em sua rotina.
Cultive hábitos saudáveis
Não é preciso citar que o cigarro um dos grandes inimigos dos corredores. O vício diminui a capacidade respiratória, impedindo que o corpo de absorver melhor o oxigênio. Com certeza um problema para ganhar fôlego na hora de correr.
As técnicas de respiração podem ajudar você a se acalmar nos momentos de mais ansiedade, dando um gás em sua corrida. Portanto, ela é tão importante e precisa ser praticada mesmo nos dias de folga. Dessa forma, você ajudará o seu corpo a se cansar menos, assim como conquistará melhores resultados.
E então, gostou das nossas dicas sobre como melhorar seu fôlego durante a corrida? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário.