O inverno, ao menos no Brasil, é a estação do ano ideal quando seu objetivo é realizar uma atividade física ou treino de corrida visando um melhor rendimento. Fatores como mais energia e menor desgaste fazem muita diferença no rendimento. Não à toa, todos os recordes nessa modalidade acontecem em temperaturas frias. Porém, correr no frio exige vencer a preguiça e a vontade de ficar em casa debaixo de um cobertor quente, além de acessórios importantes. Pensando nisso, separamos as maiores vantagens de encarar o frio e colher grandes resultados. Confira!
Para os amantes do esporte, treino é treino, e questões climáticas como o frio não costumam ser um empecilho. Já para quem corre ou faz outro tipo de exercício físico pensando na questão saúde, sabe da importância da manutenção da atividade física também em climas mais frios, inclusive porque a tendência de comer mais aumenta. Porém, nem sempre a razão prevalece sobre a motivação. Por isso que infelizmente nos períodos mais gelados do ano existe uma queda acentuada no número de pessoas se exercitando.
Temos que ter mente que, até para quem gosta de correr, encarar uma manhã ou noite gelada não é fácil. Diversos corredores, apesar dos benefícios que a corrida no frio pode trazer, tem dificuldade para “entrar” no ritmo adequado. Imagine então corredores iniciantes, que ainda estão lutando para incorporar essa atividade em sua rotina?
E para dar aquele impulso que você precisa para não faltar também treinar de forma adequada, separamos as principais vantagens e estratégias de correr no inverno. Confira!
Correr no frio melhora a resistência
Um dos grandes diferenciais de correr em temperaturas mais amenas é que a prática vai te ajudar a melhorar a resistência, já que o seu corpo consegue, após um aquecimento adequado(falaremos mais à frente), ter mais energia e força armazenada para treinar. No calor, apesar de mais prazeroso, o desgaste se instala com mais facilidade e mais rápido. Em outras palavras: correr no frio te dará mais resistência para treinar.
Mas não é só isso. Você também terá mais satisfação em realizar a atividade, uma vez que a transpiração diminui bem nas baixas temperaturas. Porém, para que isso aconteça, é muito importante que esteja com a vestimenta correta para treinos de corrida nesse clima. O uso de acessórios como manguito e segunda pele ajudam bastante e são itens que não pesam no corpo após você estar aquecido.
Outros dois itens que também podem ser essenciais, dependendo do nível de frio (abaixo de 15°), é um gorro/faixa ou luvas. Eles podem ter um papel fundamental em seu rendimento, pois no frio os pontos que mais sofrem com a perda de calor são as extremidades (mãos, orelhas, cabeça e braços). Isso pode desencadear um processo de espasmo muscular ou até hipotermia.
Intensifica a perda de calorias
Outro ponto vantajoso de correr no frio é a questão da queima de calorias. A prática de atividades físicas no inverno faz com que o seu corpo necessite de mais energia para se aquecer, aumentando, assim, o seu metabolismo.
Isso significa que o seu organismo está gastando mais calorias, fator que ajuda a eliminar aqueles quilinhos extras indesejados. Mas, lembre-se de que é necessário também apostar em uma alimentação equilibrada, que proporcione o devido pique para correr.
Combate o mau humor
Sim, você pode alegar que ter que acordar cedo ou sair cansado do trabalho para correr no frio te deixa com um baita mau humor.
Porém, assim que o treino começa, isso vai embora e trás diversos benefícios. Você sabia que a exposição do corpo à luz do sol promove a produção de dopamina, serotonina e melatonina pelo organismo, o que interfere positivamente no humor, e ajuda a combater problemas como a depressão, por exemplo?
Além disso, ao praticar esportes, o seu corpo também produz endorfina, que é responsável por promover o bem-estar. Por isso, é importante realizar regularmente alguns exercícios físicos — independentemente de quais sejam.
Caso você seja uma pessoa com muita dificuldade em treinar no frio, buscar um espaço fechado e correr na esteira pode ser mais adequado, pois te proporciona um maior controle da temperatura, permitindo focar no treino.
Atenção aos cuidados necessários
Evite correr no frio em horários secos e beba água
Não há dúvidas que correr no inverno é altamente vantajoso. Entretanto, para obter o resultado esperado é preciso ficar atento em relação à certas questões.
Tenha em mente, nesse aspecto, que o mais recomendado é se exercitar antes das 9h ou depois da 17h, evitando, assim, as massas de ar seco. Principalmente em cidades mais populosas e se for correr na rua, pois a poluição acaba afetando um pouco mais você.
Além do mais, é fundamental manter-se sempre hidratado. Durante o clima mais gelado, é natural sentir menos vontade de beber água. Isso acontece porque, no intuito de se proteger do frio, o corpo leva mais sangue para a região central, dando a falsa sensação para o cérebro que você você está com um grande volume de líquido e, consequentemente, hidratado. Por isso, não deixe esse aspecto de lado.
Não pule o aquecimento
Outro ponto muito importante diz respeito ao aquecimento, que deve sempre ser feito antes de iniciar a corrida. Em temperaturas mais baixas, o ideal é aumentar o tempo dedicado a essa parte do exercício. Idem em relação ao alongamento.
Um dica importante é tanto aquecer quanto alongar em lugares fechados e com o clima mais ameno. Isso irá ajudar você não apenas a se concentrar, bem como evita o músculo a se contrair em momentos inadequados para se proteger do frio, o que pode inclusive causar lesões.
Vale destacar, também, a importância de evoluir gradativamente a intensidade da corrida. Esse simples cuidado pode prevenir problemas — uma vez que a sua musculatura estará mais preparada.
O frio não é justificativa para ter uma vida sedentária — até porque o tempo mais ameno oferece diversas vantagens à prática de exercícios. Não se esqueça, ainda, de que o esporte pode ajudar a aliviar as tensões do dia a dia, contribuindo com a manutenção de uma rotina mais harmoniosa.
Agora, é a sua vez. Conte para nós porque você gosta (ou não) de correr no frio! Entre as vantagens de correr no inverno, que te motiva mais? Compartilhe conosco a sua opinião!