6 sinais para começar a fazer atividade física hoje

começar a fazer atividade física

“Não nasci para fazer atividade física”, “Não gosto de treinar. Não adianta”, “meu tio nunca treinou e viveu até os 100 anos”. Quem nunca se deparou com essas frases na tentativa de motivar um amigo ou membro da família a começar a fazer atividade física? 

Independente dessas ou de outras justificativas, é inquestionável os benefícios de fazer exercício. Desde o mais jovem ao idoso. Começar a fazer uma atividade física e ter uma vida saudável já não é uma questão apenas de escolha, e sim de necessidade. 

Não está convencido? Sem problemas. Mas garanto a você que, se ler até o final essa reportagem, terá outra visão sobre a questão. 

E para ajudar a convencê-lo, separamos 6 sinais para começar a fazer atividade física hoje. Vamos conferir?

 

1. Dores constantes 

Pessoas que não fazem nenhum tipo de atividade física muitas vezes convivem com dores. Isso acontece porque o corpo, por falta de preparo, não consegue suportar a exigência do dia a dia. 

Movimenta-se muito durante o dia? O corpo, por falta de músculos e ossos fortes, em geral não consegue absorver toda essa carga. E a forma de sinalizar isso é através da dor, que pode evoluir para algo crônico caso nada seja feito.

Trabalha sentado o dia todo e por isso a atividade física não te ajudará? Ledo engano! Começar a fazer uma atividade física ajudará a manter sua coluna forte e saudável. Pessoas que trabalham sentadas e não treinam desenvolvem muito mais problemas de postura, além de lesões sérias, como uma hérnia de disco, por exemplo. 

 

2. Cansaço recorrente

Existe uma máxima universal que também vale para nosso corpo: quanto menos faço, menos quero fazer. Com o disposição é a mesma coisa. Se você não faz uma caminhada, pedala, corre, ou qualquer outro tipo de atividade física, para que seu corpo iria gerar energia? 

Muitas vezes as pessoas se iludem achando que, para resolver aquele cansaço que ela chega na sexta-feira (ou até antes, dependendo da jornada), basta ficar descansado o fim de semana no sofá, sem fazer nada. Não podiam estar mais enganados. 

Começar a fazer atividade física lhe trará inúmeros benefícios, dentre eles passar por uma rotina desgastante e ainda ter aquela disposição para aproveitar o resto do dia e do fim de semana. 

 

3. Fazer sempre as mesmas coisas

Sim! Fazer sempre as mesmas coisas pode ser um sinal de que você precisa começar a fazer atividade física. Explico: Não se arriscar em novas atividades que envolvam a parte física (jogar futebol, fazer uma trilha, ir pedalar com os amigos, dentre outras), ou simplesmente não ter vontade, pode indicar insegurança de não conseguir executar a tarefa.

Além disso, algumas práticas que sempre foram prazerosas podem começar a não serem mais tão interessantes porque fisicamente você não consegue mais explorar o melhor de você. Pense: Qual prazer existirá em jogar bola com os amigos se, quando dá um pique de 50 metros para pegar a bola, já não tem mais fôlego nenhum para continuar jogando e se divertindo?

Com receio (ou a experiência) dessa situação, se isolar em coisas que já conhece e são compatíveis com seu sedentarismo acabam se tornando a “melhor” opção.

 

4. Os resultados dos exames já não são mais os mesmos 

Muitas vezes as pessoas só começam a praticar atividade física após essa etapa. Quando a saúde é explicitamente questionada, o sinal que você precisa começar a fazer atividade física é mais que evidente.

Problemas como pressão alta, diabetes, colesterol alto (que pode levar a problemas cardíacos graves e até morte súbita), osteoporose, são apenas alguns diagnósticos que você pode receber de seu médico após um check-up para avaliar sua saúde. Sem dúvida praticar algum tipo de exercício físico será a orientação dele. A grande maioria indica iniciar por atividades como caminhada ou natação.

 

5. Idade biológica x idade cronológica

8 a 10 anos! Essa é a diferença da expectativa de vida de uma pessoa que faz atividade física para outra que não. Em alguns casos essa diferença pode chegar até a 15 anos. Impressionante, não?

Isso se reflete claramente no estado físico de pessoas que fazem algum tipo de exercício físico x pessoas sedentárias. Geralmente o primeiro grupo parece ter uma idade biológica menor. Mais tempo de vida e parecer mais jovem. Dois belos motivos para começar a treinar hoje mesmo, concordam?

 

6. Sinal para começar a fazer atividade física hoje? Ler essa matéria até o final !! 

Sim! Estamos no final dessa matéria e, se continuou lendo até o final, é um sinal claro de que você não está contente com uma vida sedentária e busca mudança. Esse sem dúvida é o primeiro passo para uma mudança em sua vida.

Procurar uma orientação especializada também pode te ajudar a ter mais motivação e segurança para começar a treinar.

 

E você, gostou dessa matéria? Confira essa e diversas outras dicas sobre atividade física, alimentação e treinamento de corrida aqui em nosso blog!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!