3 exercícios de fortalecimento para corrida que você precisa conhecer

exercícios de fortalecimento para corrida

Para todo corredor ou esportista em geral, é preciso ter músculos firmes. A prática de exercícios de fortalecimento para corrida é essencial para um atleta se tornar bem treinado e ganhar motivação para melhorar mais.

Esses exercícios, na maior parte das vezes, são bem simples de se fazer. O que você precisa é ter acesso a uma academia de musculação ou alguns equipamentos próprios em casa.

Quanto mais fortes seus músculos estiverem, mais resistência você vai ter para enfrentar provas em praias, ladeiras, estradas de terra e onde mais quiser praticar o seu esporte preferido.

Para se tornar um atleta cada vez mais forte, evitando lesões e se mantendo em constante evolução, separamos abaixo 3 exercícios de fortalecimento para corrida que vão te ajudar a encurtar seu treino de força e, mesmo assim, obter resultados.

1. Exercícios de fortalecimento para corrida: Agachamento

O agachamento é um dos exercícios de fortalecimento para corrida mais importantes para fortalecer os músculos da coxa e das pernas, principalmente o quadríceps. Esse músculo é um dos principais responsáveis pela sua resistência enquanto corredor, pois atua na frenagem, impulso e, principalmente, nos treinos de subida.

A dica é fazer esse exercício sempre de acordo com a sua condição física. E umas das coisas mais importantes:  aumentar a intensidade apenas quando seu corpo permitir.

Quando você perceber, estará apto a carregar muito peso no agachamento e seus membros inferiores estarão preparados para enfrentar qualquer diversos tipos de treino de corrida e intensidades.

Esse exercício também pode ser feito sem peso, para os iniciantes começarem a trabalhar os músculos da região das pernas.

2.Exercícios de fortalecimento para corrida: Flexão

A flexão é um exercício que todos conhecem e pode ser feito com ou sem o uso de pesos.

Esse exercício trabalha com músculos do peitoral, dos braços, pernas, costas e muitos outros. No início, a dica é aguentar o peso do próprio corpo em três séries de oito ou dez repetições. Depois, você pode adicionar um peso extra aos braços para conquistar ainda mais força.

3. Elevação pélvica para garantir flexibilidade

A elevação pélvica é essencial, já que fortalece uma área que suscetível a muitas lesões. Além disso, garante uma força na região do quadril, que é necessária para realizar qualquer tipo de corrida.

Essa parte do corpo é que vai aguentar o seu peso enquanto você pratica o treino ou participa de uma competição. Por isso, fortalecê-la é muito importante para você se manter saudável e forte para correr com tranquilidade.

A elevação normalmente é feita sem pesos. Porém, depois de conseguir fazer três séries de 20 repetições do exercício com fluidez, você pode adicionar uma anilha leve para fortalecer ainda mais a região.

Com esses exercícios de fortalecimento para corrida, você vai garantir um corpo forte e funcional. Tudo isso sem se esquecer das melhoras na sua performance como corredor.

A resistência proporcionada por essas atividades físicas é de extrema importância para a sua vida de corredor. Você conseguirá treinar não apenas em diferentes terrenos, como também melhorar a velocidade.

Gostou do post? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe outros exercícios de fortalecimento que podem ajudar outros corredores.

Conheça também o trabalho da Pacefit com seus corredores clicando AQUI

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!