Benefícios da caminhada: Conheça os 7 principais

benefícios da caminhada

Quando pensamos em sair do sofá e começar de fato um exercício físico, quase sempre caminhar costuma ser o primeiro passo. E realmente não precisa ser outro. Conheça os inúmeros benefícios da caminhada, e como ela pode mudar sua saúde de verdade.

Para quem está dando seus primeiros passos na prática de uma atividade física, a caminhada sem dúvida tem um papel de grande destaque. Não à toa, é a atividade física mais praticada no Brasil. Esse primeiro lugar, dentre todos os tipos de exercícios, se deve aos inúmeros benefícios e vantagens da modalidade para a saúde, bem estar e o condicionamento físico.

Indicada por médicos, nutricionistas, educadores físicos, a caminhada não apenas pode ser o ponto de partida para iniciar uma atividade física, como também a principal opção.

Por isso, selecionamos 7 benefícios da caminhada a seus praticantes, para que você se motive e comece hoje mesmo. Confira!! 

1. Benefícios da caminhada: Fácil de fazer 

Você pode ser jovem, idoso, estar acima do peso, ou com uma musculatura fraca. Não importa. A exceção de pessoas com restrições físicas, todos conseguem caminhar.

O ato de caminhar é natural e já está automatizado pelo seu corpo. Portanto, o que vai determinar a duração e intensidade da caminhada é o grau de condicionamento de cada pessoa.

caminhada é excelente para o corpo

Nunca fez nenhuma atividade física? Comece por caminhadas leves e de curta duração. Está acima do peso? Busque uma caminhada bem leve e evite subidas, preservando joelhos e outras regiões do corpo. É idoso e quer começar a se movimentar? Inicie com caminhadas curtas, dando uma volta no quarteirão, e depois gradualmente vá aumentando.

Nesse início não existe uma necessidade de estabelecer um tempo mínimo. A principal meta deve ser aumentar de forma gradual – a cada semana, por exemplo – o nível do desafio, seja tempo, percurso desafiador ou velocidade.

Vê como a caminhada é fácil de fazer e atende todos os públicos?

2. Benefícios da caminhada: Aumenta a disposição 

Para pessoas que não praticam nenhuma atividade física, alegar cansaço é um dos principais fatores para não treinar. O que eles não observam é que, quanto menos atividade física ele fizer, menos o corpo lhe fornecerá energia. Afinal, para que o corpo produzirá energia e disposição para não ser utilizada?

Com o início da pratica da caminhada, o corpo começa a apresentar maior disposição para o dia a dia. E isso ocorre tanto nos treinos quanto nas atividades cotidianas domésticas (arrumar a casa, subir alguns lances de escada, caminhar para o trabalho, dentre outras). Cria-se o hábito de movimentar o corpo, que é a maior vantagem de fazer caminhada com regularidade.

Por isso, uma regra básica: quer ter mais energia? Gaste energia! 

3. Quer ossos mais fortes? Comece a caminhar hoje 

Ossos fracos não acometem apenas pessoas mais velhas e pode ser um grande problema, levando a fraturas e problemas posturais.

O impacto é um dos maiores responsáveis por transformar ossos frágeis em fortes. Portanto, caminhar é um excelente exercício para quem busca ter ossos saudáveis.

4. Começou a caminhar? Seu colesterol agradece 

Atualmente, com a explosão de alimentos industrializados, as pessoas em geral se alimentam muito mal. Com isso, problemas que antes ocorriam apenas a pessoas acima do peso ou mais velhas, começam a atingir todas as idades. E o colesterol alto é uma delas.

Para quem não sabe, o colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo, e que tem inúmeros benefícios, como produzir vitamina D, testosterona. Além disso, ele contem outros componentes que ajudam na digestão.

Porém, em altas quantidades, ele pode “sujar” a parede de suas artérias, impedindo a fluidez do sangue. Em casos mais graves, pode levar a pressão alta e até um infarto.

Com a caminhada e alimentação equilibrada, você consegue controlar o colesterol e ter uma vida mais ativa e saudável.

5. Quer ver sua cidade de uma forma diferente? Caminhe

Esse é um dos benefícios da caminhada que raramente são citados. Quando se começa a caminhar, seja nas ruas ou no parque, você acaba observando sua cidade por outro lado.

Tornamos-nos mais sensíveis em observar o outro, apreciamos mais áreas bonitas e interessantes de nossa cidade que, estando no stress do carro ou do transporte público, não conseguimos enxergar.

Em resumo: um dos maiores benefícios da caminhada é a forma de apreciar sua cidade com outra visão. 

6. Quer conhecer novas pessoas e eventos? Venha pra caminhada! 

Você pode estar em seus primeiros passos na caminhada, mas pode ter certeza: outras pessoas caminham quase que diariamente nos mesmos locais que você. Portanto, a chance de conhecer novas pessoas acaba aumentando.

Além disso, participar em eventos de caminhadas de rua pode ser uma excelente opção. Esses eventos crescem a cada dia no país todo. Sentir a energia dos praticantes, caminhando com milhares de outras pessoas, pode engajá-lo de vez na modalidade.

7. Sonha em correr um dia? A caminhada é o primeiro passo 

Sabemos que muitas pessoas que querem começar a fazer uma atividade física logo ouvem falar dos benefícios da corrida. Porém, para que ela possa ser o próximo passo em seus treinos e fazer parte de sua rotina, a caminhada será o primeiro passo.

Iniciando pela caminhada, você terá a segurança e adaptação necessária para fazer uma transição para a corrida. No início, você começará a fazer corridas bem curtas, de 1 a 2 minutos, separados por um bom tempo de caminhada para se recuperar.

Mas com o passar do tempo, você conseguirá correr cada vez mais e caminhar cada vez menos. Porém, é muito importante ter paciência nessa fase, para evitar evoluções muito rápidas e seus músculos e articulações pagarem o preço.

Nesse momento, contar com uma orientação personalizada com certeza será fundamental para evitar lesões e promover uma adaptação saudável e tranquila. Você ainda terá a vantagem de ter uma programação específica para você, além de diversos outros benefícios de treinar com uma assessoria esportiva.

E você? Conhecia todos os benefícios da caminhada? Está motivado e preparado para iniciar seus treinos? Compartilhe com a gente e conte com todo nosso apoio!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais