O que você deve saber antes de começar sua corrida?

Começar sua corrida com ações corretas é muito importante. Veja como

Todos sabem da importância de praticar uma atividade física, não apenas para quem busca ficar mais magro ou mais forte, mas como uma alternativa para alcançar uma vida mais saudável.  Porém, para atingir os resultados, planejar é preciso. E saber como começar sua corrida pode ser a diferença entre se manter regular na modalidade, ou acabar abandonando.

Você é daquelas pessoas que deseja evoluir como corredor, ou apenas realizar um treinamento de corrida com mais eficiência? Não importa. Algumas recomendações são extremamente importantes antes, durante e depois do treino.

Nosso corpo é como um carro: não adianta apenas olharmos a calibragem dos pneus e ter um motor forte se não observarmos coisas como nível de água, óleo, freios, dentre outros. Portanto, se preocupar apenas em executar sua planilha de corrida, sem se preocupar com outros aspectos, pode estagnar ou mesmo prejudicar sua evolução.

Por isso, destacamos as principais ações para você colocar em prática antes de começar sua corrida e também inserir em seu dia a dia.

Vai começar sua corrida? Não deixe de aquecer

Seja no inverno ou mesmo no verão, um aquecimento e alongamento prévio antes de iniciar sua corrida é muito recomendado. Os movimentos o ajudarão a aquecer e lubrificar músculos e articulações. Além disso, aquecer “desperta” o corpo para o exercício, fazendo com que seu desempenho rapidamente alcance o melhor nível.

Sessões com duração de 10 a 15 minutos são suficientes para garantir bons resultados e deixar seu corpo e mente prontos para começar sua corrida. Uma ótima alternativa é utilizar educativos de corrida como parte do aquecimento. Isso também ajudará a mentalmente buscar uma melhor postura logo no início dos treinos.

Se alimente adequadamente

A alimentação tem papel fundamental antes, durante e depois do treino. Se você não dá devida atenção ao que come, pode prejudicar seu desempenho nos treinos – pela falta de “combustível” – e a recuperação do seu corpo.

Opções de rápida absorção – como sucos e frutas – em geral são mais consumidos no pré-treino. Isotônicos, água, carboidratos ou balinhas em gel também são muito comuns durante os treinos, principalmente para corridas acima de 60 minutos. E no pós-treino, refeições que mesclem carboidratos, proteínas e gorduras são as mais recomendadas e garantem os nutrientes necessários para uma recuperação plena.

Vale sempre lembrar que um nutricionista ou nutrólogo poderá orientar seu cardápio da melhor forma, considerando biotipo, objetivos e características.

Evite exageros

Independente se o seu desejo é perder 10 quilos, melhorar a saúde ou se transformar num maratonista, isso não acontecerá da noite para o dia. Estar em forma é uma jornada que exige paciência e disciplina. Por isso, o recomendado é que comece devagar e evite exageros, como treinar corrida todo dia ou ficar horas na esteira caminhando e correndo.

Sessões de 2 a 3 vezes por semana, em dias alternados, darão o tempo necessário para que seu corpo se recupere de forma adequada dos treinos de corrida. Outra sugestão é se inscrever para uma prova de 5km. Isso dará uma dimensão do universo dos corredores e dará um impulso para que busque ser cada vez melhor.

Gostou das dicas para começar sua corrida? Costuma ter outros hábitos? Comente aqui, e não deixe de conferir as diversas outras de dicas de treino de nosso blog.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!