5 ações para controlar o peso que todo mundo deveria conhecer

veja como controlar o peso com saúde

Metade da população brasileira hoje está acima do peso. Essa “verdade inconveniente” não é à toa. Muitas mudanças ocorreram em nosso comportamento para chegar nesse cenário. Mas será que controlar o peso é tão difícil? Vamos mostrar 5 ações que podem ajudar muito nessa missão. 

Falta de tempo. Não encontrar algo que goste. Ausência de resultado. Todas essas justificativas estão entre as preferidas quando perguntamos o porquê das pessoas não fazerem atividade física. Em geral, a consequência desse quadro acaba sendo não apenas uma pessoa sedentária, bem como alguém acima do peso.

Fazer exercícios físicos com caráter preventivo, com o intuito de controlar o peso e ter uma vida mais saudável, infelizmente não é um costume do Brasileiro. Temos em nossa maioria um comportamento mais reativo, ou seja, são aqueles “quilinhos a mais” na balança ou uma recomendação médica séria que nos leva a alguma tentativa de mudar hábitos ruins.

Por isso, separamos 5 ações que todo mundo deveria ter para controlar  o peso. Confira agora como chegar lá de forma saudável, sem dietas mirabolantes.

1. Quer controlar o peso? Coma em pequenas porções

Umas das atitudes mais simples também está entre as mais difíceis de serem aplicadas. Comer poucas porções nas refeições é algo que exige força de vontade, e uma mudança de hábito. Isso porque culturalmente somos acostumados a grandes quantidades de alimentos, desde o almoço em família até o churrasco de fim de semana, feijoada, rodízio, dentre outras situações.

Claro que, como indivíduos, temos muitas diferenças alimentares, mas comer pequenas porções está sempre muito associado à regime. Dessa forma, o que deveria se tornar um costume acaba ganhando status de exceção e sacrifício pontual.

Portanto, vá gradualmente reduzindo a quantidade, mas sempre preservando uma refeição com carboidratos, proteínas e gorduras. Isso ajudará muito a meta de controlar o peso.

2. Coma sem pressa

A velocidade com a qual comemos tem um impacto mais forte do que se imagina. Nosso corpo é um sistema complexo, mas interligado. No momento em que começamos a comer, nosso cérebro vai recebendo a informação, produzindo uma sensação de saciedade assim que tivermos ingerindo a quantidade considerada suficiente.

O problema é que, quando comemos mais rápido, essa mensagem chega ao cérebro com certo atraso. Assim, acabamos comendo acima do que precisamos. Portanto, o ideal é comer com uma velocidade moderada, mastigando mais a comida e evitar o impulso desencadeado pela fome ou ansiedade.

3. Todo movimento importa

A rotina da maioria das pessoas hoje em dia é muito pautada por agenda e horários para tudo, inclusive para se exercitar. Porém, pouca gente sabe – ou lembra – que a cultura das academias, equipes de corrida, studios de Pilates, Crossfit, foram incorporados em nosso dia a dia apenas nos últimos 30 anos.

Então, por que de lá para cá a obesidade só aumentou? O motivo é simples: movimento. Com a tecnologia participando casa vez mais de nosso cotidiano, acumulamos bem menos movimento que antigamente. Com menos energia gasta e alimentos cada vez mais calóricos, temos um quadro perfeito para ganho de peso.

Portanto, acumular mais movimento durante todo o dia, e não apenas nos horários onde costuma treinar, será um fator crucial para ficar no peso ideal.

4. Evite ficar muito tempo sem comer

Ainda não existe um consenso sobre o intervalo de horas que uma pessoa deve se alimentar. Porém, uma coisa é fato: quanto mais tempo sem comer, principalmente depois de 3 horas em jejum, mais seu corpo estará propenso a estocar, até como forma de se precaver da futura falta de alimento.

Comendo com regularidade e sempre nos mesmos horários, mais energia é ofertada para o dia a dia, pois o organismo tem a “garantia” que novos nutrientes virão em breve, e assim disponibiliza mais calorias para serem utilizadas.

5. Quer controlar o peso? Mude o estilo de vida

Diz um provérbio chinês: “tolo é quem faz as mesmas coisas esperando um resultado diferente”. Quando pensamos em entrar em forma, sempre temos que ter isso em mente. Uma pessoa que não faz exercício físico e se alimenta mal dificilmente ficará saudável sem mudanças profundas em sua rotina.

Não existem milagres. Na maior parte do tempo, o resultado é proporcional ao sacrifício e a dedicação. Porém, é sempre importante ter em mente que o maior desafio é mudar, pois quando os resultados começam a aparecer, não apenas no corpo, bem como na disposição do dia a dia, em geral as pessoas se arrependem de não terem começado antes.

Pretende controlar o peso ficando mais no exercício ou na alimentação? Costuma seguir essas 5 atitudes que destacamos? Comente aqui e não deixe de acompanhar as próximas matérias.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais