Correr com cachorro: vantagens e desvantagens da prática

Veja como correr com cachorro com segurança

Com a quantidade cada vez maior de pessoas com com animais de estimação, é natural que haja o desejo de aliar momentos de diversão com atividade física, principalmente para quem gosta de treinar. E correr com cachorro é uma das principais. Mas qual as vantagens e desvantagens de correr com o seu bichinho? Descubra agora nessa matéria.

Se você é uma pessoa que adora exercícios e possui um cachorro, talvez já seja uma adepta ou esteja pensando em correr com seu cão. Essa prática traz diversos benefícios, tanto para você quanto para o seu bicho de estimação, além de ser um exercício extremamente prazeroso.

Além disso, a corrida pode ser uma ótima maneira de fortalecer ainda mais o vínculo com o seu cachorro.

Contudo, ainda assim, é necessário manter alguns cuidados. Por isso, neste artigo, você conhecerá algumas vantagens e desvantagens de correr com o seu cachorro.

Afinal, de nada adianta iniciar essa prática se a corrida acabar sendo sofrida para o seu cãozinho, não é mesmo? Vem com a gente!

Importância de correr com o seu cachorro

Correr com o seu animal de estimação pode ser uma prática muito gratificante e saudável. Naturalmente, é necessário tomar algumas precauções, seguir certas instruções e ter a certeza de que tanto você, quanto o animal, estão com as condições físicas adequadas.

Sendo assim, se tudo estiver correto, vá para a corrida. Pode ser que, no começo, como qualquer atividade física nova que se inicia, você precisará de um pouco de paciência para se acostumar.

Mas é preciso ter em mente que, no geral, os cães adoram correr, especialmente se for junto com os seus donos. Sendo assim, cedo ou tarde, você terá um parceiro ideal para acompanhar as suas corridas.

Vantagens de correr com cachorro

Agora que você está preparado para iniciar a corrida com o seu pet, veja a seguir alguns benefícios dessa atividade.

1. Motivação para correr

Ao correr com o seu animal, você ganhará uma motivação extra para se exercitar, já que provavelmente o cachorro ficará muito contente em compartilhar esse momento contigo. Levá-lo para um parque, observar outros cães… com certeza é uma experiência de todo pet adora

2. Ganho de tempo

Hoje em dia, não tem como desconsiderar o fator tempo da nossa rotina. Correndo com o seu cão, você consegue juntar treino e passeio, sobrando mais tempo para trabalhar, ler, dormir, ou outras atividades de lazer.

3. Um parceiro que respeita seu ritmo

Que tem o hábito de correr com cachorro sabe a facilidade que ele tem para se adaptar ao seu ritmo, a sua pulsação. Isso permite que você adapte com facilidade seu treino a ritmos mais ou menos intensos de acordo com a sua disposição.

Desvantagens de correr com cachorro

1. Temperatura quente

Ao sair para correr com o seu animal, é possível que a temperatura esteja muito quente, fazendo com que o piso machuque as patas do cachorro. Por isso, antes de iniciar uma corrida, tenha certeza de que a temperatura do chão esteja adequada para a realização da atividade. Atualmente, existem luvas específicas que podem ser colocadas na pata do seu bichinho e protegê-lo de queimaduras.

2. Problemas de saúde e raça adequada para correr

É fundamental buscar a orientação de um veterinário antes de correr com o seu animal, pois alguns podem sofrer com problemas de coluna, problemas no quadril ou até mesmo ter doenças cardíacas, impossibilitando a atividade.

Existem raças que são específicas para correr, como os Dálmatas, Pastor Alemão, Border Collie, dentre outros.

E então, gostou de conhecer as vantagens e desvantagens de correr com cachorro? Não deixe de ler outros artigos em nosso blog e, caso esteja buscando aprimorar o seu treino de corrida, entre em contato conosco e confira nossos planos.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais