Correr ou caminhar? Qual traz mais benefícios a minha saúde?

Não é pequeno o número de pessoas que não sabe o que é melhor para sua saúde: Correr ou caminhar. A resposta a essa pergunta depende do perfil, condição física e objetivos com o esporte. E para ajudar a tirar essa dúvida, vamos esclarecer qual a opção ideal para você. Confira agora qual é a sua “turma”.

Para muitos, a corrida é vista como uma atividade de risco, em função de exigir mais do coração e articulações. Já outras pessoas não apenas a consideram uma atividade muito mais dinâmica, mas também acreditam que a caminhada trás poucos benefícios, por se tratar de uma atividade de baixa intensidade e exigência.

A verdade é que correr ou caminhar são atividades físicas que trazem bem-estar e melhoram a qualidade de vida. Ou seja, você só tem a ganhar, independente de qual fizer.

Mas, afinal, qual das duas traz mais benefícios à saúde?

Correr ou caminhar para melhorar a saúde?

Para ter uma boa saúde é fundamental não ficar parado e manter uma rotina de atividades físicas. Quanto mais o corpo se acostuma, melhores são os resultados. Portanto, a corrida e a caminhada dependem também do momento e evolução dos seus treinos.

Uma caminhada leve já ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes e colesterol alto. Porém, sabemos que a corrida possui uma intensidade maior. Com isso, é uma prática melhor para quem quer ter condicionamento físico mais avançado, e que tem relação ao prazer pelo esporte, e não uma questão de prevenção de doenças, por exemplo.

É certo que a corrida exige um pouco mais do corpo. Por este motivo, é uma prática que pode aumentar a liberação de endorfinas se comparada com a caminhada. Esses hormônios estão relacionados à sensação de prazer e bem-estar, bem como ajuda a evitar problemas como depressão. Em outras palavras: correr te deixa mais feliz e disposto.

Mesmo sendo um exercício intenso, o fato de movimentar o corpo também é um fator que mexe com a autoestima e com o desejo de superação. Não é à toa que atletas profissionais da corrida mesmo em treinos de alta performance sentem o chamado prazer da dor. Ou seja, mesmo com a prática exigente, o cérebro reconhece os benefícios que isso traz ao corpo.

E para perder peso?

Aqui novamente a corrida ganha da caminhada. Como a corrida condiciona mais, também leva a maior queima de calorias. Isso tem a ver com a intensidade da atividade, que contribui para acelerar o metabolismo. É claro que para que isso aconteça também é importante cuidar da alimentação.

A corrida na rua é uma opção agradável para quem quer aproveitar o ar livre e aumentar a disposição. Porém, a corrida na esteira também é uma opção para quem quer praticar a atividade no conforto do lar.

 

É importante lembrar que após a corrida é necessário respeitar o tempo de descanso. Como nos explica o maratonista Nato Amaral, no livro 90 km, isso pode ser feito com gelo, repouso, tratamento fisioterápico e boa alimentação. Assim é possível tirar todos os benefícios da prática esportiva.

Cuidados durante a corrida

Apesar de muito importante para a saúde, é preciso tomar cuidados antes de se aventurar pela corrida. O ideal é respeitar o ritmo inicial, que deve ser um pouco mais lento. A partir do momento em que se ganha mais condicionamento é possível intensificar o treino. Uma dica para iniciantes é intercalar corrida com caminhada, bem como controlar aspectos como batimentos cardíacos e respiração.

Quem está iniciando a prática deve ficar atento aos sinais de desconforto. Caso sinta dores ou cansaço extremo pode ser a hora de parar. Um treino diário, ainda que menos intenso, é melhor do que correr só de vez em quando. Com a prática, o próprio corpo vai ficando mais confortável e conseguindo alcançar novos limites.

Outros cuidados básicos são com o calçado e com a hidratação. Por isso, invista em um tênis confortável e próprio para corrida. Além disso, é indicado tomar bastante líquido durante a prática esportiva.

Uma boa opção para usufruir o melhor que a corrida proporciona é procurar ajuda especializada. Portanto, uma boa assessoria na corrida é fundamental tanto para iniciantes quanto para os que querem melhorar o desempenho. 

E você, prefere correr ou caminhar? Conte um pouco para nós sobre sua escolha e porquê.

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