3 motivos para colocar educativos de corrida em seu treino

Uma grande parcela de corredores não gosta de realizar treinos de força ou exercícios técnicos, ou chamados de educativos de corrida. O ato de correr muitas vezes é o estímulo único e prioritário na hora de colocar o tênis de corrida e se preparar para suar a camisa.

Existem diversas razões pelas quais isso ocorre. Muitos não gostam de gastar energia antes de começar a correr. Alegam que os educativos de corrida, ou um aquecimento mais técnico, gastam parte de sua energia para iniciar o treino. Outros alegam que preferem aquecer correndo, pois se sentem mais a vontade e aos poucos vão encaixando seu ritmo habitual.

Mas também temos pessoas que não fazem educativos de corrida, seja antes dos treinos de corridaou em dias específicosporque não veem benefícios nessa ação.

Os educativos de corrida são parte muito importante para um corredor. Por isso, separamos para você 3 motivos pelos quais você precisa colocar educativos de corrida em sua rotina.

 

Aumento da consciência corporal para correr

Para uma boa postura na corrida, é necessária uma consciência corporal maior por parte do corredor, pois exige uma atenção maior em ativar a região abdominal (para evitar relaxar o tronco e correr “sentado”), ombros relaxados, porém posicionados de uma forma que o tronco não fique arqueado, etc.

Os educativos de corrida conseguem promover uma maior percepção do corpo, favorecendo a essas correções técnicas.

 

Melhora na coordenação na corrida

Na busca pela corrida com uma melhor técnica, importante não apenas para correr “bonito”, mas para evitar lesões e gastar menos energia, grande parte dos exercícios e corredores exigem uma coordenação mais apurada. Os educativos de corrida ajudarão você a se tornar um corredor mais coordenado. Além disso, facilitarão tanto as orientações através dos educativos, como também as dicas do treinador durante a própria corrida. Tudo isso contribuirá para um melhor gesto.

 

Detecta possíveis desequilíbrios musculares

Através de diversos educativos para corrida podemos detectar muitos desequilíbrios e encurtamentos que não são visualizados durante a corrida.

Com a aplicação dos educativos de corrida, podemos notar diversos problemas posturais. Isso vai desde membros superiores menos alongados, até um maior encurtamento de um lado do corpo em relação ao outro. Esses problemas podem não apenas facilitar o surgimento de lesões, como também reduzir a melhoria de performance.

 

E você, costuma fazer educativos de corrida com seu treinador? Se não, pretende começar a fazer? Compartilhe suas impressões com a gente e conheça o trabalho da Pacefit Running & Performance  no site www.blog.pacefit.com.br

 

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!