Infecção Urinária em corredoras: como prevenir e combater o problema

Conheça mais sobre ese problema que afeta as mulheres

Apesar de ser um problema que afeta ambos os gêneros, a infecção urinária em corredoras é algo mais frequente. Mas será que a corrida ajuda a combater o problema, ou na verdade pode piorá-lo? Entenda melhor o que pode ser feito para que isso não afete a sua corrida e a rotina em geral 

Falar sobre a trajetória do esporte feminino no mês da mulher é sempre algo muito importante. Lembrar as conquistas o longo dessas décadas e toda a difícil trajetória que elas tiveram que percorrer para serem incluídas e respeitadas no universo esportivo é algo inspirador.

Para alguns, pode parecer bobagem, mas basta lembrar que as mulheres tiveram a primeira participação na Maratona Olímpica apenas em 1984.

Menos de 40 anos!!!

E como não lembrar de Kathrine Switzer, que em 1967 foi a primeira mulher a participar – escondida, já que o regulamento não permitia a presença de mulheres – da maratona de Boston. A foto do diretor da Prova tentando tirá-la a força da corrida é muito simbólica e corre o mundo até hoje.

Porém, o foco dessa matéria não será as grandes conquistas femininas, mas outros obstáculos que elas têm que enfrentar para treinar: a parte fisiológica, hormonal e genética.

Correr durante o ciclo menstrual é um grande desafio para diversas mulheres, pois afeta de forma sensível diversos aspectos da corrida. Da mesma forma, questões como quadris mais largos e menor densidade podem ser fatores que irão afetar ainda mais a prática e exigir um acompanhamento próximo para que não se torne uma lesão.

Mas a infecção urinária em corredoras é algo mais frequente do que se imagina, e é dela que vamos tratar aqui.

O que é a Infecção Urinária?

Ela é definida como uma infecção contagiosa e que pode comprometer qualquer parte do sistema urinário, composto por rins, ureteres, bexiga e uretra.

Os sintomas em geral são:

  • Ardência ao urinar;
  • Incontinência Urinária;
  • Urinar em pouca quantidade;
  • Vontade frequente de ir ao banheiro;
  • Sensação de peso na bexiga;

A mulher tem impressionantes 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. É uma diferença muito grande e a diferença entre os gêneros é uma das principais causas.

A Infecção Urinária em corredoras é mais frequente?

Não necessariamente. Alguns especialistas sugerem que excesso de impacto, em função de uma maior pressão no abdômen, é uma causa. Porém, fatores genéticos, fisiológicos e mesmo alimentares pode ser o gatilho para o problema.

Mas a verdade é que 50 a 60% das mulheres podem sofrer com o problema em maior ou menor grau, independente da prática de atividade física ou não.

O mais importante, caso a corredora sinta que está com alguns dos sintomas citados anteriormente, é procurar um especialista, que poderá diagnosticar com precisão as causas e, caso se confirme, determinar o melhor tratamento.

Como tratar o problema?

Existem diversos tipos de infecção urinária em corredoras ou não, e o tratamento depende muito dos motivos que a levaram a esse quadro.

Medicamentos, mudança na rotina alimentar e até cirurgia estão entre os caminhos mais naturais para cuidar do problema.

Para além do diagnóstico, praticar atividade física de forma constante e fortalecer os músculos do assoalho pélvico podem ajudar e muito a atenuar e prevenir o problema.

E você, imaginou que a incontinência urinária em corredoras e mulheres em geral era tão comum? Já sofreu com esse problema? Compartilhe com a gente

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!