Correr menstruada: Como fazer o ciclo não prejudicar os treinos

correr menstruada melhores estratégias

Cada indivíduo é único, com suas questões, reações e características. Porém, quando falamos sobre mulheres corredoras, existe um ponto em comum entre todas: o ciclo menstrual. E a dúvida sobre correr menstruada é um dos temas que gera discussões e visões distintas. Mas será que não é possível correr nesta fase do ciclo menstrual? O desempenho sofre ou não uma queda? Nesse post, vamos detalhar um pouco mais sobre o tema, e dar dicas para lidar com essa fase.

O ciclo menstrual sempre foi uma questão para as mulheres que gostam de praticar atividades físicas. Da mesma forma, não há dúvidas de que este período é muito delicado para elas, que sofrem com alguns efeitos colaterais e podem até perder rendimento em alguns casos.

Mas será que o ciclo realmente impede que uma mulher possa praticar sua corrida normalmente? Quais dicas podemos dar para que ele não interfira no treinamento? Chegou a hora de você saber mais sobre o assunto!

Ciclo menstrual X Corrida

Toda mulher já conhece os sintomas:

Compulsão por doces;

Ansiedade;

Inchaço;

Irritabilidade;

Prisão de ventre;

Enxaqueca;

Cólica;

Correr menstruada é, para algumas mulheres, um martírio. Muitas inclusive não conseguem treinar nesse período. Já outras sentem apenas um dos sintomas acima de maneira mais acentuada. E existem aquelas  que sofrem com vários deles ao mesmo tempo, fazendo-os não se sentirem tão bem consigo mesmas. Portanto, como citamos no início, a resposta é muito individual.

Mas temos uma boa notícia! Você não só pode correr durante esse período como existe a possibilidade do treino trazer benefícios para essa fase. Isso porque as atividades físicas (qualquer uma delas, mas mais especificamente a corrida) pode ajudar a diminuir os sintomas do ciclo menstrual, segundo um levantamento que foi publicado no livro “Psicologia do Esporte” (Samulski, 2002).

correr menstruada melhorando o rendimento

As atividades físicas causam uma redução importante na ansiedade, levando a um maior equilíbrio emocional e mental por meio da produção da endorfina e da serotonina. Essas substâncias são neurotransmissoras e estão muito ligadas às sensações de bem-estar, ajudando inclusive a combater sintomas da depressão.

Portanto, a resposta a correr menstruada irá variar em intensidade e em duração, dependendo de cada mulher. Outros aspectos também irão influenciar, como o tipo de treino, se ganhou ou perdeu peso, nível de stress, uso de anticoncepcionais, etc. Na verdade, o ciclo jamais impediu que as grandes atletas de corrida quebrassem recordes e fizessem história. E muito menos interferiu em risco de lesão.

Sendo assim, correr ajuda a reduzir os efeitos do ciclo menstrual e da menstruação em si. No entanto, é importante que a corrida não seja a única coisa a ser feita em prol desses benefícios. Existem outras dicas importantes que daremos a seguir.

Dicas para correr menstruada da melhor forma

Além de correr, você precisa atuar em outras áreas para amenizar os sintomas do ciclo menstrual. Entre elas, a alimentação.

Reequilibrar os nutrientes vai fazer toda a diferença nos sintomas. É preciso adotar uma alimentação que seja balanceada, com pouco sal, carboidratos e gordura. Além disso, é preciso incluir magnésio, fibras, cálcio, ômega 3 e vitamina B6 para ajudar no seu rendimento. Consulte-se com um nutricionista para adequar a dieta.

Uma outra dica importante é conhecer a si mesmo. Conheça quais são os limites do seu corpo e qual a sua fisiologia, principalmente nas diversas fases do ciclo menstrual. Procure um médico especialista no assunto para ganhar ainda mais rendimento.

Quando você conhecer o funcionamento da sua produção hormonal, será possível fazer a adequação do seu treino para que se obtenha a maior performance possível de cada uma das fases do seu ciclo, podendo ajustar treinamentos e descansos da melhor maneira.

E então? Gostou dessas dicas? Se sente mais preparada para correr menstruada? Então, não deixe de colocar em prática e corra com mais qualidade! E acompanhe as dicas de alimentação em nosso blog.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais