Como escolher o melhor tênis de corrida para você

Como saber o melhor tênis de corrida para você

Baixar o tempo do último treino de corrida em geral é um objetivo de quem está dando os primeiros passos na corrida. Mas quem tem a atividade como esporte, está sempre em busca de uma melhor performance, não é mesmo?  E nessa busca, escolher o melhor tênis de corrida para você é um dos aspectos que mais influenciarão no seu desempenho.

Por isso, separamos para você quais os principais pontos para escolher o melhor tênis de corrida. Confira!!

Que características avaliar ao escolher um tênis de corrida?

A tecnologia nos calçados vem avançando a cada ano e buscando agregar diferentes qualidades para entregar o melhor equipamento. Tênis mais leves, com mais amortecimento, que favorecem ajustes técnicos. São inúmeros modelos e opções presentes, desde tênis para iniciantes quanto para corredores que estão numa grande prova, como uma maratona, por exemplo.

Ao escolher o melhor tênis de corrida para você, aspectos primordiais como graus de amortecimento no calçado, o tipo da sua pisada ( Supinado, Neutro ou pronado) e nível de conforto. Todos são elementos importantes para dar mais segurança e confiança ao corredor.  Vamos conhecer mais sobre eles?

Sistema de amortecimento nos tênis de corrida

O alto impacto na corrida é responsável por várias contusões. Apesar do tipo de amortecimento do tênis não ser capaz de anular a ação de cada passada sobre o corpo, ele é responsável por amenizar e gerar conforto no momento da corrida.

No mercado, atualmente, existem diversos tipos de tecnologia de amortecimento, desde as mais simples (visando maior performance e evitando perder muita energia com a absorção do impacto) até os tênis mais “estruturados”, que trabalham com o objetivo principal de estabilizar o corredor de forma mais passiva e atenuar o impacto.

VS-1

Os tênis com o recurso VS-1 em EVA possuem a ação de diminuir os impactos nas articulações e impulsionar o atleta no desenvolvimento das passadas. No tênis, essa tecnologia é disposta nas áreas nas quais o impacto sobre as articulações é maior, assim como nas regiões do calcanhar e plantar. O principal objetivo é evitar lesões.

Amortecimento em gel

Já os modelos em gel garantem que o impacto com o chão seja mais suave. Neste modelo, o amortecimento pode ser disposto em uma camada por todo o tênis, na frente (plantar) ou apenas na parte de trás (calcanhar).

É importante lembrar que, depois de uma atividade, o sistema de amortecimento fica comprometido. Mas para que o mesmo se estabeleça, é necessário um período de 24 horas sem uso. Por isso, uma boa dica para escolher o melhor tênis de corrida para você é ter mais de um tênis. Principalmente se tiver como objetivo correr todos os dias da semana.

Escolher o melhor tênis de corrida para você: Atenção a pisada

 

Cada atleta possui um tipo de pisada de acordo com a sua característica anatômica. Conhecer o modo como pisamos é extremamente importante para a escolha do tênis certo. Especialistas apontam que existem 3 tipos de pisada com características distintas. São elas:

  • Pisada Pronada

  • Pisada Supinada

  • Pisada Neutra

Confortabilidade

Estar confortável durante uma atividade que desgasta o corpo de forma intensa é essencial para conseguir manter um alto desempenho. Por isso, leve em consideração o conforto que o calçado traz para você ao escolhê-lo. Cada corredor tem um formato de pé e a questão conforto sempre será muito relativa. Portanto, considere o que você SENTE ao calçar um tênis de corrida, e apenas as sugestões que recebeu. 

Afinal, qual o melhor tênis de corrida para você?

O melhor tênis de corrida para você não é aquele que tem a cor mais bonita ou da marca X. É aquele que se encaixa corretamente no seu pé e te conforta durante os movimentos de andar e correr.

Qual o tênis que você costuma escolher para correr? Você leva estes fatores em consideração? Conta pra gente aqui nos comentários e conheça mais sobre o trabalho de nossa Assessoria Esportiva

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais