5 passos para treinar melhor em 2021

Veja como treinar melhor com apenas cinco passos

Ano novo, metas novas, certo? Bom, pode ser que as metas nem sejam tão novas assim. Fazer atividade física com regularidade está sempre nos planos, mas quem está livre de imprevistos, não é mesmo? Por isso, escolhemos 5 passos para treinar melhor em 2021 e ver seus treinos decolarem

Janeiro é o mês das resoluções, tanto em pessoas que treinam regularmente quanto aqueles que atualmente são sedentários e buscam sair desse cenário. Porém, inserir certos passos nessa jornada irão ajudar na busca da sua consistência e disciplina para treinar suar à camisa, de preferência antiviral.

Separamos os 5 cinco passos que não podem faltar na hora de incorporar essas boas práticas.

Passo 1: persistência é melhor que intensidade

Não há truque no mundo capaz de funcionar se você não quiser treinar melhor ou começar qualquer programa de exercícios. Sendo assim, o primeiro passo é crucial para incorporar uma vida saudável: persistência é melhor do que intensidade. 

Em outras palavras, não adiantar se exercitar duas horas e comer de forma saudável e, no dia seguinte, relaxar totalmente e “enfiar o pé na jaca”. Construir o hábito um pouquinho todos os dias – da alimentação adequada aos exercícios físicos e o maior acúmulo possível de movimentos na rotina – fará muita diferença para sair do sedentarismo.

Passo 2: Atividades que têm mais afinidade

Nem todas as pessoas gostam (ou gostarão) de fazer atividade física. Porém, ela é essencial para uma vida mais funcional, com menos problemas médicos e limitações.

Por isso, nessa primeira etapa de incorporação de uma rotina de treino, experimente o máximo de atividades possíveis, e veja quais você se identificou, ou mesmo a que foi “menos pior”. Procurou treinar numa academia e detestou? Busque outras opções até encontrar uma com mínima afinidade. Opções não faltam:

  • Dançar, 
  • Caminhar ou correr na rua,
  • Pedalar, 
  • Patinar, 
  • Crossfit,
  • Aulas como zumba, coreball, bodypump, step, jump, bodydance, bodycombat, entre tantas outras.

Você também pode mesclar uma ou mais atividades, no intuito de deixar essa adaptação menos chata. Porém, é fundamental que ela promova o pilar de qualquer resultado com atividade física, o que nos leva ao passo 3.

Passo 3: Quer treinar melhor? Rotina, já!

Muitas pessoas desprezam essa dica, torcendo o nariz e supondo que rotina é sempre algo chato, mas não e bem assim. Uma rotina bem organizada é capaz de “arrumar seu dia”, fazendo com que todas as áreas de sua vida progridam juntas.

Em resumo: horário para dormir e acordar, para estudar ou tocar algum projeto, hora de trabalho e, sempre que puder, aproveitar os espaços ociosos inevitáveis – por exemplo, trajeto do metrô ou horário de almoço em que fica nas redes sociais. Use esse tempo para ler um livro. A leitura é capaz de mudar sua vida, acredite!

Toda essa quantidade de ações repetitivas farão com que seu corpo e mente sintam falta quando não for ao treino. Esse é o lado legal da rotina: ao mesmo tempo que reforça maus comportamentos, também tem o mesmo poder de potencializar os bons.

Dependendo do horário que separou no dia, coloque seu tênis, vista sua camiseta para treinar, e vá visualizando o que treinará, como será a atividade. Isso ajudará bastante a ir entrando no clima. 

Passo 4: Coloque a atividade física como uma das metas do ano

Com o ano começando, colocar o treino como resolução é o momento perfeito. Você deve traçar metas que não envolvam apenas bens materiais e conquistas profissionais, mas também uma vida mais saudável. Isso porque voltamos à dica anterior: com nova rotina, tudo se volta para a realização dos projetos.

Reflita, reveja prioridades, revisite sonhos adormecidos e estabeleça mais uma ou duas metas de vida que possam fazer companhia para a sua meta de vida saudável. Por exemplo, voltar a estudar, fazer um curso de alguma paixão que você tenha. Criar um cenário de mudanças ajuda a sempre estar receptivo para incorporar novas atitudes.

Passo 5: Ter a vestimenta correta o ajudará a treinar melhor 

Muita gente não faz essa ligação imediatamente, mas comprar roupas específicas para seu treino pode ajudar muito na hora de treinar melhor, com regularidade. 

Em outras palavras: adquirir uma roupa (como, por exemplo, uma camiseta antiviral )  é também colocar em seu guarda roupa algo que você queira que reflita sua personalidade, comportamento e estilo. Além disso, o contato diário, ao olhar no guarda roupa, com aquele agasalho super bacana para correr, aquela bermuda sem costura, ou aquele tênis com ótimo amortecimento farão com que você lembre sempre que precisa ir treinar.

Passo extra: Treine em locais abertos

Nossa rotina foi alterada drasticamente pela pandemia do novo coronavírus em 2020, o novo normal tem encontrado o seu próprio ritmo, e nos hábitos esportivos não seria diferente: treinos com máscara, higienização constante dos espaços e acessórios, novo código de conduta entre os colegas.

Nos treinos ao ar livre, a liberdade é maior, mas os cuidados devem ser os mesmos, ok? Por isso, optar pelo treino ao ar livre fará bem para o seu corpo, bem como para suas emoções. Da mesma forma, procure em dias ensolarados se expor ao sol e estimular a produção de vitamina D. Isso é importantíssimo para a saúde. Também é importante não esquecer de usar roupas adequadas, que protejam dos raios UV.

Gostou dos passos que sugerimos para treinar melhor esse ano? Já começou a praticar algum deles? Compartilhe com a gente.

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