Como ser saudável sem ir à academia?

Ser saudável sem ir à academia é possível

Atualmente, marcar hora para se exercitar é algo muito comum nos últimos 20 a 30 anos, mas nem sempre foi assim. Décadas atrás as pessoas não tinham acesso a academias e assessorias esportivas, e eram magras e saudáveis. Mas como isso acontecia? E como ser saudável sem ir à academia.

Entrar em forma. Suar a camisa. Matricular-se numa academia e começar a se exercitar. Diariamente, seja por questões estéticas ou de saúde, a cobrança para realizar algum tipo de atividade física é cada vez maior. Por outro lado, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 47% dos brasileiros são sedentários. E o pior: muitos pretendem continuar assim, seja por falta de tempo, ou por questões financeiras.

Porém, existem caminhos para ser saudável sem ir à academia, e é exatamente isso que vamos ensinar nessa matéria. 

Caminhe regularmente

Pode ser no caminho para o trabalho, faculdade, ou simplesmente como lazer. Caminhar 30 minutos por dia – mesmo que de forma acumulada – vai ajudar a combater o sedentarismo e melhorar fôlego e disposição.

É muito comum algumas pessoas acharem que esse acúmulo ao longo do dia fará pouca diferença prática. Porém, esse simples hábito pode aumentar seu gasto calórico mensal em até 5 mil calorias.

Quer se saudável mesmo ser ir à academia? Melhore sua alimentação

Um dos maiores fatores de obesidade é a alimentação errada. Doces, refrigerantes, frituras e gorduras saturadas são consumidos diariamente – até mais de uma vez – como padrão alimentar. Isso com certeza é a porta de entrada para outros hábitos nocivos e o distanciamento de uma vida saudável.

saudável sem ir à academia

Beber mais água durante o dia, comer em intervalos menores de tempo, substituir doces por frutas, reduzir o açúcar e o sal já trarão diversos benefícios a sua saúde.

Suba escadas

Sempre temos em nosso caminho um lance de escadas: no trabalho, transporte público ou mesmo em nossa casa. Substituir escadas rolantes e elevadores por essa atividade dará a você mais fôlego e força nas pernas.

É um gesto simples, que pode trazer grandes resultados para quem busca ser saudável mesmo sem ir à academia. Tanto que muitas têm um simulador de escadas.

Alongue-se sempre

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em média 20% da população sofre com dores nas costas. Portanto, estamos falando de um problema que pode causar desde irritação até condições posturais graves e afastamento temporário do trabalho.

Combater esse mal é mais simples do que se imagina. Procure realizar a cada 60 minutos algo em torno de 10 minutos pra alongar. Grande parte dos exercícios pode ser feito sentado. Isso reduzirá a tensão de seus músculos e deixará seu corpo mais saudável e disposto para o dia, aumentando seu gasto calórico e favorecendo a manutenção de um peso adequado.

Exercite-se em casa

Inicialmente, pode ser dez, quinze ou apenas 20 minutos. Não importa. Exercitar-se em casa com certeza trará muito mais benefícios do que não fazer nenhuma atividade física. Além disso, pela falta de tempo em uma rotina cada vez mais atribulada, às vezes é a única alternativa para não ficar parado. Hoje em dia existem diversos aplicativos e programas específicos para treinar em casa.

Treine corrida com um grupo ou à distância

Muita gente não gosta de treinar em academia, mas deseja ter uma rotina saudável. Por isso, é cada vez mais comum a opção por atividades ao ar livre. Nesse quesito, as equipes de corrida são uma excelente opção. Você terá uma orientação especializada para começar com caminhadas regulares, assim como migrar para o universo da corrida quando for a hora.

Não gosta de treinar em grupo? Não tem problema. Você pode treinar de forma individual, através de treinadores de corrida especializados e assessorias esportivas que oferecem planos à distância. Essa orientação será fundamental para se desenvolver de forma segura na modalidade, bem como evitar lesões.

Viu como dá pra ser saudável mesmo sem ir à academia? Comece hoje mesmo a mudar sua rotina e sinta rapidamente os resultados.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!