Técnica de corrida: Leve seu desempenho nos treinos para outro nível

Muitas vezes temos a visão errada que, para correr melhor, basta treinar com mais dedicação ou mais vezes por semana, não é mesmo? Não é bem assim…

Fatores como alimentação, fortalecimento muscular, descanso e a kilometragem semanal adequada com certeza compõem grande parte dos requisitos para um bom treinamento de corrida. Porém, um dos aspectos menos citados pode ser o mais importante para seu desempenho como corredor alcançar outro nível: Sua técnica de corrida.

 

Mas o que é técnica de corrida?

Imagine um excelente piloto, porém dirigindo um carro ruim. Ou um carro sem potência num desafio de subida. Com a corrida é a mesma coisa: Se você não trabalhar sua técnica de corrida, seu desenvolvimento ficará limitado.

Melhorar esse aspecto permite que você utilize todo potencial de seus músculos e articulações durante o treino, e facilitará o ganho de velocidade e a prevenção de lesões.

 

Como posso melhorar minha corrida?

Separamos os 5 principais pontos que farão sua técnica de corrida evoluir significativamente. São ações simples e rápidas, mas que em curto prazo os resultados já aparecerão.

 

Trabalhe sua coordenação motora

A coordenação é uma das capacidades físicas mais importantes para sua técnica de corrida.  Pessoas descoordenadas tem dificuldade de fazer ajustes em sua postura durante a corrida.

Como falta sincronização e ritmo, ela acaba tensionando regiões desnecessárias durante sua corrida, contribuindo para uma fadiga precoce dos músculos. Sem dúvida isso impacta numa menor velocidade, ou capacidade de manter um ritmo mais forte durante mais tempo.

 

Uma boa flexibilidade é fundamental para os corredores

Muitos corredores não são tão simpáticos à ideia de alongar. Mas a prática constante trás enormes benefícios para a corrida e sua técnica.  Isso ocorre porque, com um corpo mais flexível, sua musculatura fica menos tensa e encurtada, explorando todo potencial em treinos de velocidade, por exemplo.

Além disso, corredores com mais flexibilidade têm seus músculos e articulações menos exigidos na hora de melhorar a amplitude de seu movimento / passada.  Isso dá uma vantagem importante na hora de melhorar a técnica da corrida.

 

Educativos de corrida

Sem dúvida um dos pontos mais importantes para a técnica do corredor. Através de movimentos e gestos que procuram simular determinadas fases da corrida, o corredor aumenta sua consciência corporal e coordenação.

Dessa forma, o movimento da corrida ganha muito mais naturalidade e fluidez, tanto em velocidades lentas quanto mais rápidas. O desgaste físico e muscular reduz, pois a distribuição da carga é mais equilibrada para o corpo todo.

Temos uma matéria completa sobre os principais educativos de corrida (Clique aqui para ler na íntegra).

 

Filme sua corrida

A análise de videofilmagem tem crescido muito entre corredores que querem melhorar sua postura e técnica da corrida. É muito difícil encontrar corredores que tem uma clara visão de seu posicionamento e técnica. Com a videofilmagem, pequenos detalhes são mais fáceis de serem observados.

Não tem como fazer a filmagem? Correr numa esteira que tenha um espelho do lado também pode ajudar a corrigir a postura.

 

Busque orientação personalizada

Ter um treinador de corrida, não apenas para elaborar sua programação de treinos, mas também para poder avaliar sua técnica e aplicar as correções mais adequadas, é fundamental.

Estamos falando de ajustes finos, que dificilmente o corredor, sem ajuda especializada, está apto a analisar.

 

E você, gostou da matéria? Confira mais sobre quais serviços a Pacefit oferece nesse sentido.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!