O que é treino intervalado na corrida e quais são seus benefícios?

o que é treino intervalado

Quem é corredor já há algum tempo sempre procura experimentar novas opções de treinos, visando melhorar seu rendimento. Dentre as diversas opções, como escolher a melhor? Talvez você já fez ou ouviu falar do treinamento intervalado. Mas você sabe o que é treino intervalado?

Estamos falando sobre uma metodologia muito utilizada por corredores que buscam melhorar alguns aspectos de sua corrida. Em destaque, a velocidade. Além disso, é possível que o praticante queime um número muito maior de calorias em praticamente metade do tempo de uma sessão comum de um treino aeróbico. Além do gasto calórico elevado, existem vários benefícios com a prática frequente desse estilo de treino que citaremos aqui.

E em pouco tempo pode até ser possível que a pessoa conquiste um novo corpo e performance na corrida. Quer saber como? Continue lendo este post e descubra o que é treino intervalado, como funciona e os principais benefícios.

O que é treino intervalado e como funciona na corrida?

O treino intervalado consiste na variação de intensidade do exercício de acordo com espaços de tempo pré-determinados. Um exemplo desse protocolo de treino é o seguinte: o atleta faz uma caminhada rápida (ou “trote”) por 2 minutos, após esses dois minutos de média intensidade, o atleta passa a correr em alta intensidade por 30 segundos.

Essa parte relacionada ao período de tempo de alta intensidade é chamada de “tiro” ou sprint. Todavia, o treino intervalado (que também pode ser chamado de HIIT ― High Intensity Interval Training) não consiste apenas dessa parte de alta intensidade e por essa razão é errado associar essa prática apenas aos famosos sprints.

O ciclo que apresentamos como exemplo é só um modelo referencial. Porém, a prescrição irá depender muito de sua necessidade e orientação do treinador.

Existem também outras variações que podem ser feitas. Mas é importante ressaltar que o atleta precisa estar com a saúde em dia para realizar esse treino. Pessoas que estão demasiadamente acima do peso podem sofrer lesões. Portanto, quem tem problemas cardíacos ou qualquer outra condição que exija cuidado deve necessariamente passar pelo aval médico.

Também é recomendado alimentar-se corretamente antes e depois do exercício. E para as pessoas que realmente desejam ter resultados acima da média, é recomendado contratar um profissional capacitado para ajudar no treinamento – justamente pelas variações que essa metodologia apresenta para o praticante.

Quais são os benefícios do treino intervalado?

A lista de benefícios do treino intervalado é extensa. Há melhora no trato cardiorrespiratório, capacidade física, queima de gordura, etc. Confira abaixo detalhadamente os principais benefícios:

1. Treino de corrida mais eficiente em menos tempo

Como você já pode observar, uma sessão típica de HIIT dura apenas 15 minutos e raramente ultrapassa os 20 minutos de duração. Isso acontece porque é praticamente impossível manter a intensidade por um longo período de tempo ― e isso nem é recomendável. O treino intervalado tem o período curto, porém efetivo, e é essa sua principal particularidade em relação aos demais.

2. Queima de gordura acentuada para corredores

Associado a uma boa dieta, o treino intervalado resulta em uma queima de gordura bastante satisfatória. Isso acontece principalmente por conta do gasto calórico que esse exercício estimula no nosso corpo com a alta intensidade. Portanto, de forma geral, em poucas sessões já é possível observar uma diferença sensível na diminuição do percentual de gordura corporal.

3. Aceleração do metabolismo

A aceleração do metabolismo também é um benefício que o treino intervalado proporciona. Em razão da alta intensidade, o corpo sofre um “estresse metabólico” muito alto. Por isso, os benefícios de um metabolismo acelerado são aumento da energia e facilidade maior para queimar gordura em movimento ou em repouso.

4. Aumento no condicionamento físico

O aumento no condicionamento físico e construção de músculos em pouco tempo é outro ponto positivo do treino intervalado (algumas pessoas notam esse benefício logo nas primeiras sessões de treino).

Isso acontece devido à alta intensidade do treino intervalado, que exige mais do corpo e o condiciona de forma mais rápida também. Portanto, para pessoas que desejam melhorar o rendimento esportivo, essa metodologia pode ser a escolha ideal.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Tirou todas as dúvidas sobre o que é treino intervalado e seus benefícios?

Deixe seus comentários!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!