Você sabe o que é treinamento funcional e por que ele é importante?

O treinamento funcional é um tipo de atividade física que já se tornou famoso no mundo inteiro. Você já deve ter ouvido falar dele, mas sempre ficam aquelas dúvidas sobre o que realmente se trata. Para eliminá-las, vamos explicar agora tudo o que você precisa saber sobre esse exercício que vem dando o que falar!

O que é treinamento funcional?

Essa modalidade é particularmente interessante, já que foca nos movimentos do dia a dia. Apanhar um objeto no chão, empurrar um carro que não quer “pegar”, subir escadas, entre outros, são alguns pontos trabalhados nesse treinamento.

Além disso, ele também tem como foco o aprimoramento de habilidades do nosso corpo. Isso é excelente para quem pratica outras atividades físicas como a corrida. E ainda, é possível traçar um plano de treinamento específico para essa prática esportiva.

Como ele é feito?

Um dos princípios do treinamento funcional é o trabalho dos músculos de uma forma global. Ao contrário dos exercícios que podemos ver nas academias, com foco em um grupo muscular ou num ponto ainda mais específico como quadríceps, o treinamento funcional busca recrutar diversos músculos em um único exercício.

Os exercícios realizados são bem variados e, na maioria das vezes, usa como carga o próprio peso do corpo. Gradualmente, são acrescentados outros instrumentos com a finalidade de dificultar o movimento. Isso proporciona mais benefícios como fortalecimento muscular e coordenação motora.

Quais os benefícios?

1. Fortalecimento muscular

Um dos principais objetivos do treinamento funcional é promover o fortalecimento muscular. Além de evitar uma série de lesões, também traz benefícios para quem pratica outros esportes, melhorando a performance. Músculos mais fortes conseguem correr com mais intensidade, sem o risco de lesão por esforço repetitivo.

2. Melhora a dor nas costas

Sabia que 80% dos brasileiros já tiveram ou terão dores nas costas em algum momento de suas vidas? A melhor forma de evitar que isso aconteça é com mudanças de hábitos, sendo um deles, eliminar o sedentarismo.

O treinamento é uma ótima opção para fortalecer o core, região que fica localizada próxima ao umbigo, que vai do abdome até a área lombar. Com isso, os músculos conseguem sustentar o corpo por mais tempo sem desenvolver a dor.

3. Aumento do desempenho do sistema cardiorrespiratório

Está precisando melhorar a sua respiração e deixar o trabalho cardíaco mais eficiente? Por trabalhar todo o corpo de uma única vez, essa atividade física consegue também melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Isso é excelente para aqueles que também praticam exercícios aeróbicos como natação, box, corrida e outros.

4. Reduz a chance de lesão

Quem pratica algum tipo de atividade física, principalmente de forma intensa, com sobrecarga, sabe que as lesões podem ocorrer se o movimento for feito erroneamente ou se os músculos não estiverem devidamente preparados para isso.

Não importa se você pratica musculação, corre, nada, pedala ou faça qualquer outra coisa, o treinamento funcional te ajudará a evitar essas lesões. Quem é atleta, sabe bem que uma simples lesão pode te deixar afastado dos treinos por muito tempo e, para recuperar o período perdido, é necessário muito mais esforço. Evite que isso aconteça e fortaleça os seus músculos.

Além do treinamento funcional, existem outras técnicas que podem te ajudar a evoluir no seu treino de corrida. Descubra quais são!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Você pode gostar também

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais