A prática leva à perfeição ou, no mínimo, a evolução. De fato, quando queremos melhorar em alguma modalidade esportiva ou mesmo buscar resultados estéticos, essa consistência é a chave para o sucesso. Mas o que pouco se fala, com exceção da suplementação e nutrição alimentar, são de fatores que vão para além do treino. Nesse caso, a importância do sono para a corrida. Entenda porque não cuidar desse aspecto pode impactar diretamente nos seus treinos.
“Descansar faz parte do treino”. Quantas vezes você já ouviu isso do treinador? Não é à toa. A ausência de um sono reparador tem um efeito importante dentro e fora da área esportiva. Em outras palavras: dormir melhor ajuda a viver e treinar melhor.
Mas como, de fato, as poucas horas dormindo ou um sono superficial impacta nessa relação? É o que você irá descobrir a partir de agora.
Insônia ou sono ruim?
Antes de entrarmos nas consequências, é necessário entender se essa ausência de um sono revigorante é insônia ou um sono mais superficial. No primeiro caso, estamos falando da incapacidade de uma pessoa dormir quando falamos de tempo disponível x utilizado.
Em geral, redução da produção de serotonina e o stress do dia são fatores que impactam na qualidade do sono. Inclusive são administrados medicamentos em condições mais graves.
Já no segundo caso (Sono superficial), existe o ciclo do sono, mas não dentro da profundidade necessária. Não existe um padrão ou consenso para qual dos dois parece minar mais a disposição ao longo do dia. Mas, independente de qual caso você se encaixa, o dano acaba sendo bem similar:
- Ausência de concentração;
- Diminuição dos reflexos;
- Mal humor;
- Baixa energia,
- Contribui para problemas como ansiedade, depressão, pressão alta e até Alzheimer;
- Tendência de ganho de peso;
Não teria como todos esses problemas não impactar seus treinos de corrida, não é mesmo?
A importância do sono para a corrida (ou seria o contrário)?
Por conta de todas essas consequências, é inevitável que se tenha uma queda de performance. Afinal, um corpo que não teve o descanso adequado dificilmente irá render. Grandes atletas conseguem não apenas ter longevidade em seu esporte mas também resultados consistentes porque trabalham dentro da tríade alimentação, treino e descanso.
A importância do sono para a corrida já foi mencionada, mas também precisamos falar do contrário, pois atualmente ela é muito indicada para esses casos. Substâncias como serotonina e endorfina são produzidos durante e após o treino, favorecendo o relaxamento do corpo.
Além disso, o cansaço de uma atividade física também é um fator que ajuda a “desligar” o corpo e ajuda a alcançar o sono REM, que é o estágio mais profundo do sono e tem uma extrema importância, pois é nessa fase onde temos mais atividade cerebral e diversos hormônios fundamentais são produzidos em níveis desejados para que nosso corpo produza o melhor.
Em geral, a média de horas considerada boa entre adultos é entre 7 a 8 horas. Aqui, vale ressaltar que mesmo as pessoas que dizem sentir-se bem com apenas 5 ou 6 horas devem buscar essa referência. Isso porque a quantidade de sono não tem apenas relação sobre como nos sentimos, mas também com a necessidade do corpo.
Dicas para dormir melhor
- Atividade física é essencial, mas evite fazer algum treino até 2 horas antes de seu horário de dormir;
- Desligue ou reduza contato com aparelhos como TVs e celulares;
- Procure criar uma rotina do sono, dormindo sempre nos mesmos horários;
- Monitore seu sono. Hoje temos diversas pulseiras e relógios que ajudam nesse monitoramento;
- Evite estimulantes como café até 4 horas antes do sono. Bebida alcoólica também é mal negócio, pois induz ao sono, mas causa intermitência ou má qualidade;
- Tente deixar o ambiente o mais escuro possível. Isso ajuda a induzir o sono;
A importância do sono para a corrida e outros esportes é enorme e deve ser mais valorizada, concorda? E você, costuma ter bons hábitos de sono? Compartilhe com a gente.