Na atividade física, muitas vezes observamos somente o resultado final de alguma modalidade que nos propomos a fazer. Se estiver fazendo musculação, por exemplo, carregar mais peso é sinal de evolução. No Basquete, acertar mais cestas. E na corrida? Correr mais rápido, é claro!! E quando isso não está acontecendo, podemos achar que tem relação com uma menor dedicação nos treinos, pouco fortalecimento muscular de pernas, ou até aspectos psicológicos.
Mas você sabia que o desequilíbrio, encurtamento, fraqueza do seu corpo podem ser o fator determinante para não ocorrer essa evolução? Para descobrirmos se o nosso corpo está com todos esses aspectos bem ajustados para o treinamento, existe o FMS ( Funcional Moviment Screen)
Na prática, o FMS observa a harmonia, simetria e força nos padrões de movimentos básicos de nosso corpo, evitando ações e apoios inadequados.
Com o FMS o corredor identifica fraquezas, encurtamentos e desequilíbrios que podem estar contribuindo para lesões ou falta de evolução. Você consegue “endireitar” seu corpo para render melhor, não somente na corrida, mas em qualquer modalidade esportiva. Além disso, seu fortalecimento muscular passa a ser muito mais direcionado.
Como é feito o teste?
Consiste em 7 exercícios. Cada um tem um score de 0 (movimento ruim ou não realizado) a 3 (movimento excelente). A soma deles dará o nível de equilíbrio ideal e quais procedimentos devem ser inseridos e/ou mantidos.
Onde posso fazer o FMS?
Treinadores de corrida, Personal Trainers e avaliadores credenciados podem aplicar o teste, onde é sugerida uma periodicidade de 3 a 4 meses pelo menos.
Sabendo da importância dessa avaliação, a Pacefit disponibiliza gratuitamente para nossos corredores essa avaliação.
Não deixe de observar quais aspectos do seu treinamento precisam melhorar para que o resultado final seja o que busca. Afinal, nem mesmo uma Ferrari terá a melhor performance com um pneu careca, ou uma gasolina ruim.