Quais as principais dicas para sua primeira corrida de rua?

Sua primeira corrida de rua dicas

Qualquer corredor, mesmo o mais experiente, teve seu período de iniciante.  E um dos momentos mais marcantes é participar de uma prova pela 1ª vez. E para ajudar e garantir que esse seja apenas o início de muitos momentos como corredor, separamos as principais dicas para sua primeira corrida de rua. Veja agora como garantir uma estreia inesquecível 

Chegou a hora! Após dar seus primeiros passos na modalidade, você irá se desafiar numa corrida de rua. Esse é um dia muito especial e que pode ser um divisor de águas para se tornar um corredor de fato.

E claro que quando se estreia em qualquer coisa, ainda existe muito desconhecimento sobre os procedimentos para o evento e como não cometer erros que possam comprometer a experiência.

Por isso, separamos um guia para esse dia tão especial. Confira agora o que não pode faltar nesse dia

Treine com acompanhamento personalizado

Apesar de não estar diretamente ligado com a sua primeira corrida de rua, ter apoio de uma assessoria de corrida ou personal trainer é fundamental. Isso irá te ajudar não apenas a treinar com segurança, bem como escolher o melhor momento e prova para a estreia.

Tomar esse tipo de decisão sem ter alguém acompanhando pode ser um erro que comprometerá toda a experiência e até afastar você da rotina de um corredor. Isso envolve a distância ideal, altimetria, o período adequado do ano entre os principais pontos de análise. São todos fatores cruciais e que compõem uma estreia perfeita.

Dicas para sua primeira corrida de rua: Chegue cedo

Uma das dicas que soa mais banal também é uma das mais importantes. Eventos de corrida, com exceção de provas noturnas, costumam ser muito cedo. Isso quer dizer não apenas que diversas vias estarão fechadas, mas também que muitas pessoas irão para o mesmo lugar ao mesmo tempo.

Em outras palavras: pode faltar tempo e lugar para estacionar. Apenas isso pode ser suficiente para estragar toda a experiência, já que aumentará o nível de stress num momento completamente desnecessário.

Por isso, uma das dicas para sua primeira corrida de rua mais importantes é: chegue em geral 1 hora antes de seu horário de largada. Pode parecer muito tempo, mas te dará condições para fazer todas as ações com calma, como retirar número de peito, ver o local da largada, ir ao banheiro, dentre outras coisas.

Não tente nada diferente do que treinou

Por ser uma estreia, a insegurança é natural. Isso leva a busca de soluções “milagrosas” ou feitas por gente já acostumada a correr provas de 10km, Meia Maratona e até Maratona.  Ao menos por enquanto, essa não é a sua realidade.

Ingerir alimentos ou bebidas que não está acostumado, estrear um tênis novo ou carregar acessórios de corrida que nunca utilizou – como um cinto de hidratação, por exemplo – está completamente fora de cogitação. Além disso, o que deve definir seu ritmo é o que você treinou, e não o que amigos ou corredores que você conhece sugerem.

corrida de rua como estrear

Evite a empolgação da largada

O sentimento de participar de uma corrida é mágico. Estar com outros corredores no pórtico de largada, o número de peito, a visualização dos quilômetros na cabeça, a música pré-prova “aquecendo” os atletas, são sensações que levam a empolgação lá pra cima.

Porém, elas podem ser traiçoeiras também. Não é pequeno o número de pessoas que, ao som da sirene de largada, sai num ritmo muito mais forte do que o devido. Evite essa armadilha! Procure largar de forma cadenciada, controlando seu ritmo e não se deixando influenciar pelos corredores mais fortes ou aqueles mais empolgados. Isso pode comprometer toda sua corrida.

Umas das dicas para sua primeira corrida de rua mais importantes: Aproveite cada momento

Dependendo do seu perfil de corredor, o nível de tensão pode estar tão alto que, muitas vezes, o corredor deixa de aproveitar a experiência por estar excessivamente concentrado. Não é incomum conversar com pessoas que dizem que acabaram não vendo nada porque estavam muito focadas em si.

A concentração e o foco é algo muito importante e necessário dentro dos seus desafios como corredor. Mas sua estreia em provas deve ser algo que você se recorde com carinho, e te impulsione para novos desafios. Por isso, procure sentir o clima, assim como observar os corredores, evento, torcedores… tudo isso trás uma sensação muito boa e que, não à toa, faz da corrida um dos esportes mais praticados no mundo.

Gostou das dicas para sua primeira corrida de rua? Quer perguntar algo? Comente aqui, e continue acompanhando nossas dicas.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!