Quais distâncias na corrida de rua combinam com você?

Como saber a melhores distâncias na corrida de rua para mim

Correr é um estilo de vida. Você pode ser um adepto de longas distâncias, ou daqueles corredores que adoram fazer treinos de tiro, se desafiando na velocidade. Seja qual for sua preferência, o prazer pela corrida é o que faz você suar a camisa e treinar para evoluir. Porém, alcançar essa ligação passa necessariamente por encontrar quais distâncias na corrida de rua combinam com você.

Quando falamos de combinar, não quer dizer apenas sobre sua preferência, e sim o seu biotipo e perfil psicológico. Muitos corredores tem um potencial maior de correr uma maratona, mas optam por ficar em corridas de 5km, e vice versa. 

E para ajudar a entender melhor o perfil ideal para você, separamos as distâncias na corrida de rua mais tradicionais e características. Dessa forma, ficará muito mais fácil analisar se está pronto para um novo desafio, ou se a distância atual é a mais indicada para você. 

Distâncias na corrida de rua: 5km

Para muitos, a porta de entrada no universo das corridas. A corrida de 5km realmente é uma das mais democráticas, pois proporciona que diferentes perfis de corredores participem. 

Além disso, mesmo para corredores iniciantes, que utilizam ainda bastante caminhada, o tempo total não ultrapassa em média os 40 minutos. Por isso, é considerada a distância inicial para corrida de rua. 

Mas a distância de 5km não é indicada apenas para principiantes. Ele pode ser um desafios dos mais difíceis para corredores que buscam baixar tempo. Por ser uma prova curta, a redução dos recordes pessoais são bem mais difíceis, pois proporciona pouca margem para correções. 

Os treinos para melhorar sua velocidade também são frequentemente intensos. Isso quer dizer que, para alunos avançados, que não gostam de treinar velocidade e apreciam ritmos mais leves e tempos de treino acima de 40 minutos, não é uma distâncias de corrida de rua tão indicadas.

Corrida 10km

Se a distância de 5km é a mais democrática, as corridas de 10km são as mais populares. O grande crescimento da corrida de rua ocorreu nessa distância. Mas porque ela é tão procurada?

O motivo é relativamente simples: uma distância que gera um grande desafio, mas é atingível com pouco tempo de treinamento. Os corredores em geral também percorrem em média a distância entre 50 a 1 hora e 10 minutos. Isso garante um gasto calórico elevado e, automaticamente, maiores condições de emagrecer através da corrida.

Mas atenção: nós recomendamos que corredores que ainda não fizeram 5km algumas vezes, ou não conseguem correr 30 minutos direto, evitem por ora a distância.

Também é importante observar o perfil altimétrico da prova, e não apenas a distância. Isso fará toda diferença na sua performance, pois percursos com muitas subidas e descidas irão exigir mais de sua musculatura. Ou seja, devem ser escolhidos num segundo momento, após estrear numa corrida plana, de temperatura agradável, de preferência.

Correr uma meia maratona

Uma das distâncias de corrida de rua mais desejadas entre corredores com boa bagagem, acostumados a correr de 5 e 10km. A meia maratona é uma distância onde a exigência física e mental passa a ser bem alta, e é somada a outro aspecto até então secundário: a suplementação para a corrida.

De nada adianta uma excelente planilha de corrida, elaborado pelo seu treinador, se não tiver associada a uma estratégia alimentar. É como ter um carro com um motor potente, mas sem gasolina suficiente. Queda de glicemia, perda de sódio e  desidratação são alguns dos principais problemas decorrentes da falta de planejamento alimentar.

Já na parte da corrida, esteja preparado para treinos extensos, que exigem em torno de 3 a 5 horas por semana. Na fase próxima da prova, os longos podem atingir de 15 até 18km.

Por isso, só encare esse grande desafio se é um corredor disciplinado e que gosta de organizar estratégias para fazer uma corrida. Isso vale tanto para a parte específica, quanto para o fortalecimento e a suplementação. 

A grande distância: maratona

A última das distâncias na corrida de rua, é considerado o desafio máximo de todo corredor. A maratona é a última etapa para quem deseja alcançar a experiência máxima no asfalto, tanto fisicamente quanto mentalmente. 

Com uma distância total de 42.195m, é sugerida para corredores que gostam de longa distância e que já tem um vasto histórico. Isso vale tanto em tempo ( mais de 2 anos como corredor) como em distância ( experiência em mais de 3 meias maratonas, pelo menos).

Assim como na meia maratona, exigirá um planejamento ainda mais minucioso do tripé treino, alimentação e fortalecimento.

Porém, o aspecto mais forte é um quarto elemento, e que muitas vezes é pouco citado. O preparo mental. Dificilmente um corredor que tem dificuldades de treinar por muito tempo, conseguirá se preparar bem para a maratona.

Geralmente a preparação dura por volta de 4 a 6 meses. Essa distância pode chegar a 8 meses, dependendo do perfil de cada corredor. Treinos semanais acumulando de 4 a 6 horas são muito comuns, e os longos podem chegar de 30 até 36km. Ou seja: um desafio muito seleto e de alta dificuldade.

Quer encarar? Então esteja preparado para essa grande jornada, moldada com muita disciplina e planejamento. 

E você, quais distâncias nas corridas de rua mais combinam com você? Se identificou com os requisitos citados para cada uma? Compartilhe com a gente! Conheça também os planos da Pacefit para evoluir sua corrida.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!