A evolução no acompanhamento do atleta amador cresce a cada ano, não apenas nos acessórios tecnológicos, mas também no trabalho multidisciplinar, envolvendo nutricionistas, médicos e treinadores. Nesse cenário, a fisioterapia esportiva na corrida é uma opção que vem crescendo muito. Entenda porque isso acontece e a mudança do papel do fisioterapeuta na rotina do corredor
Você já parou para pensar qual era a expectativa de vida do Brasileiro em 1900?
33 anos!! É isso mesmo. Você não entendeu errado.
Comparado ao ano de 2020, mais que dobramos a nossa expectativa de vida nesse período. Não à toa, podemos afirmar que um cidadão de classe média hoje vive mais e também melhor do que um Rei no século 18. Isso porque a evolução da medicina, saneamento básico, alimentação e prática de exercícios melhorou drasticamente.
E o que isso tem a ver com nosso tema central? Tudo! Isso porque é cada vez maior na área esportiva a busca de opções que tragam longevidade, rendimento e resultados por mais tempo. Atualmente, diversos atletas na casa dos 40 anos se mantém extremamente competitivos, tanto no esporte amador quanto profissional.
Durante muito tempo, a fisioterapia era vista como uma opção apenas para o caso de lesões. Mas, nos últimos tempos, um segmento dessa área vem crescendo muito e fazendo um grande trabalho entre corredores: a fisioterapia esportiva
O que é a fisioterapia Esportiva?
É a área que trabalha com a prevenção e tratamento de lesões esportivas decorrentes do esporte, seja ele a corrida, Crossfit, Tênis, dentre outros. Usamos a fisioterapia na corrida em diversos casos. Confira os principais:
Corrige desequilíbrios musculares e posturais
Por ser uma modalidade cíclica e de impacto, a chance de lesões decorrentes de volumes altos de treinamento, associado a desequilíbrios musculares ou movimentos inadequados é muito grande.
Pensem no seguinte cenário: um corredor tem uma musculatura de perna muito mais forte do lado direito do que o esquerdo. Com o passar do tempo, isso naturalmente gerará uma sobrecarga que irá fadigar mais rapidamente um dos lados, levando a compensações e, consequentemente, lesões. Idem para situações onde um músculo tem mais flexibilidade ou uma articulação mais móvel.
Nessa hora, o trabalho do fisioterapeuta pode ajudar muito! Através de testes funcionais, análises de força e mobilidade e manipulação muscular, ele ajudará o corredor a equilibrar seu corpo, atenuando a possibilidade da lesão.
Ajuda na recuperação muscular
Treinos de corrida podem ser extremamente extenuantes. No caso de uma preparação para uma maratona, por exemplo. O corredor é extremamente exigido, sendo necessária uma atenção a diversas partes, como alimentação, fortalecimento muscular e descanso. Não são poucas as vezes que o cansaço muscular acaba acontecendo, principalmente em membros inferiores.
Nessa hora, a atuação da fisioterapia esportiva na corrida é essencial, pois através de métodos como crioterapia, botas pneumáticas, laser e liberação miofascial, o corredor poderá ter sua recuperação acelerada.
Retorno aos treinos após inatividade ou pós operatório
O uso da fisioterapia logo após uma cirurgia é ponto pacífico dentro da medicina. E essa atuação é essencial, pois o fisioterapeuta ajudará o corredor a recuperar a capacidade de ativação adequada da musculatura, além de poder intervir em casos de instabilidade muscular. É muito importante que esse trabalho seja realizado em conjunto com o treinador de corrida, contribuindo para um retorno muito mais seguro.
Principalmente quando falamos de um pós-operatório, a sequência que se deve ter em mente é: o Médico faz o diagnóstico, o Fisioterapeuta trata e deixa o paciente apto, e o Treinador de Corrida promoverá o desenvolvimento físico. Nesse caso, na parte cardio.
Qual a melhor hora de introduzir a fisioterapia Esportiva na corrida?
Além dos fatores já citados, é super recomendado esse trabalho para corredores que buscam aumentar de forma significativa seu desempenho e nesse momento estão estagnados em termos de resultados. Outro público são os praticantes que tem um grande histórico de lesões e desejam evitar um novo problema.
E opções não faltam! Atualmente, existem diversas clínicas trabalham nessa área. Se você faz parte de uma assessoria esportiva, com certeza ela conhece ou até mesmo tem uma parceria.
Ficou mais claro como a fisioterapia esportiva na corrida pode ajudar você? Pensando em colocar esse benefício em sua rotina? Comente com a gente e não deixe de tomar cuidados que o ajudem a evoluir como corredor.