Para que uma modalidade tenha os melhores resultados, cultivar certos hábitos é fundamental. E quando falamos da rotina de corredor, existem 5 atitudes que farão toda diferença para alcançar essa meta. Confira agora quais são

Disciplina. Uma palavra que não estará de fora de nenhuma lista quando falamos sobre a melhor forma de chegar numa meta, tanto para correr melhor quanto “apenas” perder peso.

Mas para que ela possa ser colocada em pratica, deve ser acompanhada de outra palavra chave: rotina. A primeira não existe sem a segunda.

Da mesma forma, entre saber a importância e conseguir colocar em prática vai uma grande diferença.

E para ajudar você nessa árdua tarefa, separamos 5 passos que não podem faltar para criar uma eficiente rotina de corredor.

1. Evite treinar à noite

Sim. Sabemos que muitos corredores preferem treinar nesse período. Porém, com uma rotina de trabalho mais atribulada e que se estende cada vez mais, as chances de perder um treino acabam sendo maiores para muitos corredores que só treinam nesse horário.

Treinar logo na primeira hora evita que imprevistos durante o dia “atropelem” seus treinos. Além disso, caso haja um compromisso em algum dia que impeça o treino pela manhã, você acaba ganhando mais uma chance à noite.

Sabemos que grande parte dos corredores estão acostumados a acordar cedo para os longos de fim de semana. Então, basta levar essa rotina de corredor também para a semana.

2. Controlar o peso é peça chave na rotina de corredor

Muito se fala sobre o quanto correr ajuda na perda de peso. Porém, pouca atenção é dada a questão inversa: controlar o peso para fazer seu treinamento de corrida com mais eficiência.

O corredor que depende da corrida para emagrecer, desprezando o cuidado na parte alimentar, colocará o corpo sob um esforço maior de músculos, ossos e articulações. Isso porque além de gerar mais impacto, a recuperação tende a ser mais lenta. Da mesma forma, a velocidade também tende a diminuir, bem como uma melhor técnica.

Por isso, nada de relaxar na parte nutricional. Fazer esse controle já é meio caminho andado para treinar de forma muito mais eficiente.

3. Tenha orientação especializada

Ninguém consegue chegar muito longe ou evoluir de forma constante sem orientação específica. Sabemos o quanto a informação ao alcance de um clique pode dar a impressão de que temos total controle do nosso treino.

Mas não é bem assim.

Ajustes serão necessários de acordo com a sua resposta, biotipo e histórico de treinos.

Por isso, nada de baixar planilhas de corrida genéricas pela internet, na tentativa de criar uma rotina de corredor. Isso se dá através de um treinador de corrida, de preferência com experiência na modalidade.

4. Tenha metas claras de distâncias e tempos

Existe uma grande diferença entre pessoas que praticam corrida e quem, de fato, é um corredor.

Explico: o praticante da corrida não enxerga a modalidade como fim, e se sim um meio para chegar a um objetivo (perder peso, reduzir colesterol, dentre outros).

Já o corredor, independente de correr 5km ou uma maratona, vê na corrida um fim. Em outras palavras, foca em metas claras de distância e tempo, e busca se preparar cada vez melhor para atingir esses objetivos.

Quem busca uma rotina de corredor, deve pensar como tal. Por isso, nada de treinar “apenas” para perder a barriguinha. Foque num planejamento que leve você a se tornar um corredor cada vez melhor. As mudanças físicas serão consequência disso.

5. Viva, de fato, uma rotina de corredor

Ter contato com outros corredores, frequentar locais típicos para correr, seguir perfis no YouTube e Instagram que falem de corrida… são fatores cruciais para que a corrida seja parte de sua rotina.

Dificilmente alguém que treina apenas em esteira, sem orientação, não participa de provas e não acompanha as novidades desse universo se sentirá parte dele. Por isso, esse processo de imersão é tão importante.

E você, já tem todas essas atitudes em sua rotina de corredor, ou se motiva a ser disciplinado com outras ações? Compartilhe com a gente!

 

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