Técnicas de corrida para iniciantes e sua importância 

melhorar corrida iniciante

Quando começamos uma nova modalidade, é natural a busca por fazer tudo certo. Porém, trabalhar técnicas de corrida para iniciantes pode não ser tão indicado quanto se imagina. Nessa matéria, explicaremos o porque e como às vezes o simples é o melhor caminho quando falamos do início de sua jornada como corredor. 

Postura na corrida. É quase impossível não falar sobre esse tema quando se é corredor de rua. Apreciar a técnica de um colega de treino, ou de um dos principais maratonistas do mundo- por exemplo, Eliud Kipchoge – é algo que chama a atenção mesmo dos mais leigos.

Mas nos últimos tempos, essa preocupação também tem feito parte dos corredores iniciantes. Em alguns casos, até antes de começar a treinar. Por que será que isso acontece? E será que essa preocupação é justificada?

Técnica ruim de corrida = Lesões?

Umas das maiores preocupações dessa busca precoce de técnica de corrida para iniciantes é o medo de se machucar. Isso é natural em qualquer atividade. De fato, já está mais que comprovado que uma boa postura na corrida ajuda na redução de lesões, pois o impacto será distribuído de uma forma mais equilibrada entre os músculos.

Porém, quando falamos dos primeiros passos da jornada do corredor, focar nisso pode ser um erro, tanto da parte do treinador de corrida quanto do iniciado na modalidade.

Explicando melhor: Nesse primeiro momento, o estímulo da corrida tende a ser algo desafiador, mesmo que seja apenas por um, dois minutos. Caso se dê uma atenção excessiva as técnicas de corrida para iniciantes, o desafio de conseguir correr será somado a atenção na técnica. Dessa forma, o gasto de energia será muito maior, o que pode não apesar consumir psicologicamente o corredor novato, bem como impactar numa evolução muito mais lenta. Isso porque está havendo o foco num ponto importante, mas no momento errado.

Então, não se deve trabalhar técnicas de corrida em iniciantes?

A resposta é: em termos. Como falamos antes, boa técnica é sinal de menos desgaste e redução da chance de lesões. Mas numa etapa muito inicial, o corredor ainda não tem um volume de treino que possa impactar tão fortemente para ele se machuque.

Por isso, o foco dessa etapa devem ser atividades que darão base para que ele possa correr por mais tempo sem focar tanto em técnica. Atividades de fortalecimento muscular, como treinamento funcional, musculação, pilates e Crossfit servirão como uma “esponja”, dando força para a musculatura e absorvendo os impactos dos treinos.

Outras ações importantes são a busca pela perda de peso – reduzindo o impacto nas articulações – e uma melhor alimentação, o que contribui para um melhor sono e também uma recuperação mais acelerada do corpo.

Quando e como colocar técnicas de corrida para iniciantes?

O início dos exercícios corretivos e posturais, assim como todo desenvolvimento, deve vir de forma gradual. O primeiro passo é melhorar a coordenação do corredor como um todo.

Exercícios de coordenação e educativos de corrida podem ser inseridos logo nos primeiros dias. Isso porque um corredor mais coordenado terá menos dificuldade de corrigir posturas durante sua corrida.

Outra estratégia importante é trabalhar a flexibilidade e mobilidade do corredor. Um músculo encurtado ou uma articulação “travada” não consegue atingir a postura adequada, por mais força que o o corredor tenha.

É a partir da melhoria desses pontos que o treinador poderá trabalhar técnicas de corrida para iniciantes de forma mais eficiente, podendo corrigir durante a atividade propriamente dita.

Dica extra: trabalhe a postura na corrida em dias de treinos intervalados

Essa é uma excelente estratégia para corredores em qualquer nível. Fazer correções ou observar mais atentamente a postura durante treinos de tiro facilita a percepção dos erros.

A maior diferença frente a um treino continuo (correr 40 minutos num mesmo ritmo, por exemplo) é que não apenas o movimento fica mais amplo, bem como existe um período de recuperação, evitando que uma fadiga forte se acumule e prejudique seu movimento do corredor.

Viu como nem sempre usar técnicas de corrida para iniciantes pode ser um bom caminho? Você é corredor e sentiu esse problema no início de sua rotina na modalidade? Compartilhe com a gente e continue acompanhando em nosso blog matérias sobre o mundo da corrida.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!