Dicionário do Tênis de Corrida

Veja os principais itens no Dicionário do Tênis de Corrida

Cabedal, Drop, entressola… esse nomes te som familiar? Para a maioria da pessoas, não. Inclusive entre os próprios corredores. Existe uma série de detalhes num tênis que pode fazer a diferença para que ele seja o seu preferido ou seu pior pesadelo. Por isso, fizemos um dicionário do tênis de corrida. Se prepare, pois seu conhecimento sobre corrida de rua irá para outro patamar.

O universo da corrida é bem amplo e vai desde as principais corridas no mundo até a escolha de um aplicativo para corrida. E se você chegou até este post, certamente é porque já se deparou com alguns nomes um tanto quanto diferentes ao pesquisar sobre modelos de tênis, correto?!

E agora ajudaremos você a desvendar essa “sopa” de palavras!

Nosso objetivo aqui é trazer para você as principais terminologias dos componentes de um tênis padrão de corrida para que você possa ficar mais antenado daqui em diante. Assim, você passará a entender muito mais quando falarem disso com você, e terá muito mais informação para buscar os melhores modelos de tênis de corrida de acordo com as funções que fazem mais sentido para o seu perfil de corredor.

Vamos lá?! 

Anatomia do Tênis de Corrida 

Vamos começar pelos componentes principais do tênis, depois vamos detalhando os demais itens:

Cabedal 

Ele é a parte do tênis mais destacada pelo design, mas isso está longe de ser sua principal função.

Muita gente se confunde e acha que o cabedal é somente a parte da frente, ao redor dos cadarços, mas o cabedal é toda a carcaça externa superior do tênis. Ela é projetada para proporcionar firmeza ao pé, além de promover conforto e respirabilidade.

Nessa região os materiais mais usados são, atualmente, Mesh e Knit, e é bom ficar atento pois eles influenciam no quão leve, resistente, ventilado e estável os seus tênis serão.

Palmilha 

A palmilha é o primeiro contato direto entre os pés e “algo confortável”, se podemos assim dizer. Elas são indispensáveis para garantir um encaixe mais adequado dos pés no calçado. Pessoas que possuem desnível de pernas, entre outras indicações, podem utilizar palmilhas personalizadas para auxiliar a adaptação e manter a postura correta.

Entressola 

O “pulo do gato” do amortecimento de um tênis esportivo está bem aqui. Na entressola ficam os componentes tecnológicos que compõem o sistema de absorção de impacto, e esses variam entre as marcas e modelos. Alguns podem estar localizados na parte traseira, na frente ou em ambas as partes da entressola.

Sola

Essa é simples de explicar, basta dizer que é a parte que normalmente se desgasta primeiro =(. Brincadeiras à parte, o solado é de extrema importância e deve ser analisado com cautela, pois é ele que garante tração (evitando escorregões), contribui com a flexibilidade  e a durabilidade do tênis.

Normalmente, podemos encontrar dois tipos distintos de solado: 

  1. O semi rugoso: feito com borrachas tecnológicas, garantindo mais leveza, aderência e durabilidade para corridas em rua.
  2. O rugoso, ou grip: mais alto e reforçado, sendo ideal para corrida em trilha e superfícies mais irregulares e escorregadias.

Dicionário do Tênis de Corrida – Contraforte

A região que fica em volta do calcanhar que normalmente tem material ou costura mais reforçada para auxiliar a manter o pé estável. É um ótimo item a se observar para pessoas que desejam prevenir torções no tornozelo ou tem pronação excessiva.

Drop 

O tão falado drop é uma medida em milímetros, identificada ao calcular a diferença de altura entre a base do calcanhar e a planta do pé. Quanto menor é essa medida do drop, mais aproximada ficará a pisada com o tênis da sua pisada natural. 

Língua ou Lingueta 

É uma parte que compõe o cabedal auxiliando no conforto e na proteção dos pés contra a pressão exercida pelos cadarços. Alguns modelos hoje em dia incorporam a lingueta no tênis, de forma fixa, para benefício de alguns corredores que se queixam do incômodo de notá-la se movendo enquanto pratica a corrida.

veja as partes de um treino de corrida

Passador e Cadarços 

Pode parecer besteira, mas é importante falar destes componentes. Eles têm função importantíssima no conforto, ajuste e principalmente na estabilização do tornozelo, reduzindo o risco de lesões. Como cada formato de pé é único, hoje em dia há diversas formas de realizar a amarração dos cadarços, de forma a pressionar áreas específicas e deixar outras mais livres, promovendo mais conforto ao corredor. Identifique a que melhor se adequa ao seu tipo de pé!

Biqueira (Toe Box) 

É a parte frontal, bem na extremidade do tênis, é nela que você precisa focar quando estiver avaliando o quão adequado o tamanho do calçado está. O ideal é manter um espaço livre entre os dedos e a extremidade da biqueira onde você consiga movimentá-los com facilidade (cerca de 1,3 cm de espaço). Se este espaço for estreito demais ele pode impedir a reprodução normal ou a extensão dos ossos do pé durante a prática e isso impedirá que os pés possam distribuir as forças com segurança durante a corrida.

Forro 

É o revestimento que fica na parte interna do tênis, ele pode ser feito em material têxtil ou sintético. Para pessoas que transpiram muito os pés a melhor opção pode ser o forro têxtil, pois absorve melhor o suor. Há modelos onde, além do forro, também é incluída uma camada acolchoada, promovendo ainda mais conforto em regiões específicas. Esse atributo também é bem relativo, podendo ser positivo ou negativo dependendo do corredor, afinal, apesar do conforto pode aquecer mais os pés.

Grip 

São texturas, dentes e outros relevos espalhados pelo solado. Normalmente eles são encontrados apenas em modelos de tênis de corrida mais específicos para trail, pois possuem justamente o objetivo de oferecer mais aderência em solos molhados, irregulares e escorregadios.

Conta pra gente, aprendeu aqui algum termo que você ainda não conhecia muito bem? Além dos calçados, se interessa por informações sobre outros acessórios e alternativas para treinar melhor?

Esperamos que este dicionário do tênis de corrida tenha o auxiliado você, e caso você conheça mais algum componente, não deixe de nos enviar nos comentários, assim podemos inseri-lo no artigo, combinado?!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!