Treino de corrida por aplicativo: Será que realmente funciona?

Não é de hoje que os apps são uma parte importante de nossa vida pessoal e profissional. Mas quando falamos sobre o seguimento esportivo, eles também têm a mesma eficiência de outras áreas? Será que o treino de corrida por aplicativo funciona? Entenda agora as vantagens e pontos fracos dessa escolha. 

No livro “Homo Deus”, de Yuval Harari, é sugerido um futuro onde a humanidade focará em questões como imortalidade, felicidade e divindade. Porém, é curioso quando ele cita que esse processo já começou, pois para alguns, os celulares hoje já são quase uma extensão do corpo. Muitos só o largam na hora de dormir (ou quando adormecem).

Olhando com uma visão menos futurista, é um fato o quanto os celulares fazem parte de nossa rotina. E o principal motivo são os aplicativos, que vão desde planejamento financeiro até a busca por um encontro.

E nessa gama de opções, o treino de corrida por aplicativos ganhou milhões de usuários pelo mundo todo. Marcas como Nike e Adidas investiram pesado para que corredores tivessem não só um GPS para marcar sua quilometragem, bem como uma série de ferramentas de compartilhamento e análise de rendimento.

Aplicativos de corrida e seus programas de treino

Batimento cardíaco, cadência de corrida, altimetria… todos esses dados conseguem estar na palma da sua mão ou, melhor dizendo, do seu celular. Mas a evolução não parou por aí, e as marcas começaram a colocar à disposição o treino de aplicativo por corrida como uma forma de orientar minimamente seus seguidores e aumentar seu tempo de uso.

Quer correr 5km? É só escolher o ritmo e tempo para treinar. Tem o sonho de uma maratona? Basta selecionar um programa com essa distância e começar.

Mas será que ter um programa de corrida padrão, que não leva em consideração minha características e limitações, funciona?

Treino de corrida por aplicativo e suas principais vantagens

Quando se trata de fazer atividade física com regularidade, deve-se considerar não apenas o treino em si, mas fatores motivacionais. Afinal, se todo mundo sabe que praticar corrida ou qualquer outro exercício faz bem, porque 1/3 da população brasileira não treina?

A resposta é simples: Prioridade, tempo e motivação. 

Nesse cenário, os aplicativos de corrida tem um papel muito importante, pois transformam o treino para além dos quilômetros e calorias gastas. Comunidades, compartilhamento em redes sociais e a interatividade capturam inclusive o corredor mais “raiz”. Isso explica a quantidade de corredores de rua que hoje correm com um relógio de corrida no pulso e um celular no bolso.

Por isso, é comum muito corredores, principalmente os iniciantes, enxergarem que toda orientação que ele precisa está na palma da sua mão, e que o apoio de um técnico “real” ficou no passado.

Será que eu preciso de um treinador de corrida?

Depois de apresentar todas as vantagens do treino de aplicativo por corrida, é natural se imaginar que o apoio de um treinador ou assessoria esportiva é algo secundário, correto?

Não é bem assim.

Todas essas ferramentas e programas de corrida que os aplicativos trazem são muito importantes e podem ser o primeiro impulso para buscar a atividade. Porém, mesmo criando planilhas para corredores respeitando a progressão de cada distância, cada pessoa é única. O que serve para A não servirá para B, pois eles têm vivências e históricos completamente diferentes.

Afinal, ter um treino de corrida por aplicativo funciona?

Ter um treino de corrida por aplicativo sem dúvida irá ajudar nos primeiros passos e levar o corredor a chegar longe. Mas, a medida que se tornar mais treinado, a individualidade será cada vez mais necessária para chegar a um bom resultado.

Nessa hora, ter uma assessoria de corrida, seja presencial ou online, te auxiliará nesse próximo passo, pois você terá uma pessoa dedicada em entender suas necessidades e rotina.

Geralmente, as planilhas de corrida são feitas em caráter mensal, diferente dos programas por aplicativo. Isso ajuda no controle periódico do treinador, assim como ajustes para que o treino fique mais leve ou pesado, algo inviável num plano padrão.

Em outras palavras, essa opção irá te ajudar a começar. Mas, para continuar, você precisará de apoio mais específico.

E você, tem um treino de corrida por aplicativo ou uma orientação especializada? Compartilhe com a gente

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais