Que o corredor precisa de uma base no fortalecimento para ganhar performance e reduzir o risco de lesões, isso ninguém tem dúvidas. Porém, pouco se fala sobre qual atividade é mais eficiente para o praticante. E você, quando pensa em musculação ou Crossfit para corredores, qual acha que é o melhor? E será que existe de fato a escolha mais correta? É o que você vai descobrir a partir de agora.
Pilates, treinamento funcional, natação, bike e os já falados Crossfit e musculação. Atualmente, existem inúmeras opções que podem ajudar no processo de fortalecimento do corredor. E nessa caminhada, é comum a dúvida sobre qual seria a atividade ideal. Muitos colocam que o Pilates dá consciência corporal e fortalece o core (abdômen e lombar), mas carece de exercícios mais explosivos e específicos. Já outros falam da natação e as vantagens de trabalhar o corpo por completo e sem impacto, preservando esse estímulo para o corredor e evitando problemas decorrentes da gravidade.
Porém, hoje vamos falar de duas opções que estão entre as mais escolhidas entre os corredores: a musculação e o Crossfit. Será que existe uma opção melhor que beneficia qualquer corredor, ou a escolha dependerá de uma série de circunstâncias?
Para facilitar essa escolha, destacamos as vantagens e desvantagens de escolher cada uma. Confira!
Qual melhor atividade para quem está começando a fortalecer?
Por se tratar de uma atividade individual e, desde que tenha um atendimento adequado será criado um treino específico, para os corredores iniciantes a musculação leva vantagem. Ela promoverá uma adaptação mais gradual em comparação ao Crossfit, que é realizado em grupo, com cada sessão de treino tendo como objetivo finalizar o WOD (Workout of Day).
Outro aspecto a destacar quando comparamos a musculação ou Crossfit para corredores é o fato da intensidade ser mais controlada no primeiro. Em geral os exercícios são alternados por grupos musculares, além da pausa entre as séries, o que dá mais tempo de descanso, recuperação e entendimento do exercício. Isso também ajudará no desenvolvimento da técnica e consciência corporal.
Já no Crossfit estamos falando de blocos de curta duração, porém bem intensos. Isso pode acabar dificultando o ganho de técnica a curto prazo, já que o corredor acaba ficando com menos fôlego para executar e mais cansado para executar o movimento.
É melhor a musculação ou Crossfit para corredores quando falamos de motivação?
Nesse caso, o Crossfit leva larga vantagem. Não é à toa que nos últimos anos essa modalidade cresceu de forma tão exponencial no Brasil e no mundo. O dinamismo das aulas, a motivação de treinar em grupo e principalmente os resultados que ela promove atraiu uma série de praticantes a ponto de hoje em dia haver competições assistidas por todo o mundo. Em outras palavras, não estamos falando apenas de uma atividade, e sim de um esporte.
A dinâmica da aula também leva o aluno a tentar buscar o seu máximo potencial durante o treino, dando menos margem para “corpo mole”. Quando pensamos na musculação, ela acaba dependendo muito mais da disciplina e do foco para que o corredor treine numa intensidade desafiadora.
E para quem retorna de lesões, qual é o melhor?
Infelizmente as lesões fazem parte da rotina tanto de corredores amadores quanto profissionais. Quando pensamos no atleta de elite, o fato de estar sempre levando o corpo ao seu máximo acaba em algum momento levando-o a se lesionar.
Já para o corredor amador, a ausência de orientação especializada combinada com o desequilíbrio entre sono, alimentação, descanso e altos níveis de stress acabam favorecendo em algum momento uma lesão na corrida.
Para essas situações, realizar o retorno na musculação acaba sendo mais seguro, pois o corredor poderá trabalhar de forma isolada a região afetada e equilibrar o corpo aos poucos. No caso do Crossfit, dado o uso do corpo todo na maior parte dos exercícios, esse estímulo não será individualizado e isso pode acarretar um desequilíbrio muscular ou mesmo uma nova lesão.
Musculação ou Crossfit para corredores para treinar potência?
Essa é a uma das capacidades físicas mais importantes para um corredor e onde o Crossfit leva mais vantagem quando comparado a musculação.
A potência é a capacidade física mais importante para qualquer esporte. Quer sacar mais forte no tênis? Precisa de mais potência. Quer saltar mais alto no basquete? Idem. Quando falamos na corrida, a potência ajuda o corredor a gerar mais velocidade, não apenas por melhor resposta dos músculos, mas também porque a tendência dele tocar o solo e sair mais rápido é maior. Isso melhorar a técnica na corrida e, consequentemente, a performance.
Praticamente todos os exercícios de Crossfit são baseados em potência, o que ajudará demais o treinador a evoluir na corrida, desde que ele equilibre o ganho de massa muscular que a atividade proporciona. Em outras palavras, evite ficar muito forte, pois um ganho pode anular o outro.
Mas afinal, qual atividade escolher?
Tudo dependerá da fase que você se encontra. É mais iniciante na corrida e precisa perder peso? A musculação pode fazer mais sentido. Tem bom condicionamento, já treina musculação e quer melhorar seus resultados? Talvez a mudança para o Crossfit faça bastante sentido. Acredito que o mais importante é entender as diferenças e o que mais funcionará para você.
Ficou clara a diferença entre musculação ou Crossfit para corredores? Pretende começar ou mudar de modalidade depois dessa matéria? Compartilhe com a gente!!!